A festa de Chanuká

05/12/2020
Por Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


I. Qual é o propósito de cada festa?
Uma observação externa, sem um significado real interno, é apenas uma cerimônia vazia. Mas uma observação externa que tem um significado real interno - isto é uma oferta ao Senhor! Assim, o propósito de cada festa é para chamar nossa atenção para o Senhor, de um modo significativo que reflita o tema da festa, não é uma questão de salvação.
"Nós, judeus de nascimento e não ‘gentios pecadores’, sabemos que ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Yeshua haMashiach. Assim, nós também cremos no Mashiach Yeshua para sermos justificados pela fé no Messias, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado. Gálatas 2:15,16

II. O que a festa observa e quando é celebrada
Chanuká, durante a qual recordamos a rededicação do Segundo Templo em 165 AC, é uma festa que dura oito dias começando no dia 25 de Kislev.


III. Ambiente histórico e antecedentes
A história de Chanucá começa durante o reinado de Alexandre, o Grande. Embora Alexandre tenha conquistado a Síria, Egito e a então chamada Palestina, ele permitiu que as terras sob seu controle continuassem observando suas próprias religiões e mantiveram um certo grau de autonomia. De acordo com esta regra relativamente benevolente, muitos judeus, sem pressão do governo, assimilaram muito da cultura helenística, adotando a linguagem, os costumes e o vestir dos gregos.
Mais de um século mais tarde, um sucessor de Alexandre, Antíoco IV estava no controle da região de Israel. Ele começou a oprimir os judeus severamente, colocando um sacerdote helênico no Templo, massacrando judeus, proibindo a prática da religião judaica, e profanando o Templo, exigindo o sacrifício de porcos no altar. Dois grupos de oposição a Antíoco: um grupo basicamente nacionalista liderado por Matatias, o Hasmoneu e seu filho Judas Macabeu e um grupo tradicionalista religioso conhecido como os Chasidim, os precursores dos fariseus. Eles juntaram forças em uma revolta contra ambas, a assimilação dos judeus helenistas e a opressão pelo governo Seleucida grego. A revolução foi bem sucedida e o Templo foi rededicado.
Segundo a tradição, como registrado no Talmud, no momento da dedicação, havia muito pouco de óleo santificado no Templo, a maioria dos vasos havia sido profanado pelos gregos deixando apenas o suficiente para um dia. Este óleo era necessário para alimentar as luzes da Menorá no Templo, que deveria queimar durante toda a noite todas as noites. Apesar da aparente falta, milagrosamente, o menorá queimou por oito dias, que foi o tempo suficiente para preparar um novo suprimento de óleo santificado para o menorá. Em reconhecimento a isso, uma festa de oito dias foi declarada para comemorar esse milagre.


IV. Significado
A. Significado Tradicional
O significado tradicional, superfícialmente, é simplesmente para proclamar o milagre da queima de um dia de óleo para oito. Na verdade vai mais longe do que isso. Acender uma menorá é uma das declarações mais poderosa que um judeu pode fazer. É um lembrete regular para os nossos opositores de que nós sabemos que iremos permanecer, não importa o que você fizer contra nós.


B. Significado Messiânico
Ao acender a menorá, devemos lembrar que Yeshua é a luz do mundo e que ele era o servo que nos chamou para servir. Ao acender a menorá, o shamash é a primeira vela acesa; com o shamash, se acendem as outras luzes. Da mesma forma, Yeshua é a luz que nos acende e nos chama para servir e ser luz para o mundo.
Em João temos;

Falando novamente ao povo, Yeshua disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida". João 8:12.
Yeshua também foi um servo, um shamash, que nos chamou para servir.
Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. João 13:5


Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz?
Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou.
Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.
Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.
Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou.
Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem". João 13:12-17

Yeshua, sendo a luz e o shamash, agora, depois da crucificação de Yeshua, Ele acende as outras luzes.


Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Yeshua entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! "
Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor.
Novamente Yeshua disse: "Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio".
E com isso, soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo. João 20:19-22

Como você pode ver, acender as luzes de Chanucá é uma maravilhosa lembrança de uma parte do que Yeshua é e o que ele nos chamou para ser.

 

V Observância.
A. As Luzes de Chanuká.
1. Óleo ou velas? Os sábios disseram que é preferível usar azeite para as luzes de Chanuká, já que o milagre aconteceu com azeite de oliva. No entanto, é perfeitamente aceitável usar cera ou velas de parafina ou outros tipos de óleos, enquanto eles produzem uma luz constante.
2. A Menorah de Chanuká. A menorah é um candelabro com nove ramos. É também chamado de chanukiá. O Nono ramo - Enquanto há apenas oito noites de Chanuká, uma lâmpada extra é acesa todas as noites para ser um "servo", e é usada para acender as outras velas. Esta vela é chamada shamash. O local para o shamash na menorah deve ser diferenciado de outras luzes. Geralmente é um tanto maior, menor ou fora de alinhamento com os outros.
3. As Oito Luzes - Uma alternativa para uma chanukiá ao invés de uma menorá, pode-se acender uma série de, digamos, velas em castiçais distintos, uma ao lado da outra. As luzes devem estar em uma linha reta sem qualquer diferenciação de altura entre as oito luzes Chanuká, ou quantas são acesas naquela noite em particular. As luzes podem estar em um semicírculo, enquanto todas as luzes podem ser vistas ao mesmo tempo. Deve haver espaço suficiente entre as luzes para que duas chamas não queimem juntas ou fazer com que a vela ao lado possa derreter.


B. Acendimento
1. Quando
A partir do pôr do sol do Erev Chanuká.
2. Quem
Todos os adultos são igualmente aptos a acender as luzes durante o Chanucá. Cada um pode acender sua própria menorá. Segundo a tradição, no entanto, o chefe da família pode optar por acender um conjunto de luzes de Chanucá para toda a família. Crianças com idade superior a nove anos devem ser encorajadas a acender as luzes.
3. Como
Na primeira noite, uma luz é colocada no canto direito da menorá. Cada noite seguinte, uma luz é adicionada à esquerda da vela da noite anterior. Ao acender as luzes com o shamash, a mais nova luz será sempre acesa primeiro em sucessão para a direita. O shamash é acesa em primeiro lugar com um fósforo; a chama utilizada apenas para acender as outras luzes é a chama da shamash.
Depois de acender o shamash e antes de acender as luzes, as seguintes bênçãos são recitadas:

  
Baruch Atá Ado-nai, Eloheinu Melech ha'olam, she'asá nisim la'avoteynu, bayamim hahem bazman Hazê.
Bendito és Tu Adonai, nosso D'us, Rei do universo, que fazia milagres para nossos antepassados, naqueles dias, nesta época.


Esta bênção (o chamado "Sheheh'cheh'yanu") é recitada na primeira noite apenas.
 
Baruch atá Adonai, Eloheynu melech Ha-olam, sheh'heh'cheh'yanu v'ki'manu v'hi'gi'anu la'zman ha'zê.
Bendito sejas Tu Eterno, nosso D'us, Rei do universo, que nos mantiveste vivos, nos sustentaste e nos trouxeste para esta época.

4. Shabat Chanukah
Porque Chanukah é observada ao longo de um período de oito dias, um destes dias vai sempre cair em um Shabat. Porque velas de Shabat são acesas 18 minutos antes do pôr do sol, na noite de sexta-feira e desde as velas de Chanucá são acesas durante ou após o pôr do sol, que já é o sábado, existem regras específicas para o Shabat Chanukah.
Estas regras são:
1. As luzes de Chanucá são acesas imediatamente antes de as velas de Shabat serem acesas.
2. No sábado à noite, as velas de Chanucá são acesas após a cerimônia de Havdalá. Lembre-se que Havdalah marca o fim do Shabat.

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