Ser Santo "Kadosh"

11/09/2020
Por Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


“Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.”  Levítico 19:2

Vocês serão santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e os separei dentre os povos para serem meus.  Levítico 20:26

 

Temos um compromisso para com o Eterno que assumimos no momento em que somos declarados FILHOS DE DEUS, sermos santos.

Qual é o significado de ser santo. Não é o conceito comum de ser perfeito, mas apenas ser separado buscando a perfeição.

Separação do messiânico de todo mal ou impureza (I Co. 5:9-11)

Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais
.1 Coríntios 5:9-11

Como começamos o processo de santificação?

1. Inicialmente, ao aceitarmos Yeshua HaMashiach como Senhor e Salvador (I Co. 6:9-11)

Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,
nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.
Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.  1 Coríntios 6:9-11

2. Progressivamente, durante a vida do crente (II Co. 3:18);

E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.  2 Coríntios 3:18

3. Completamente, na segunda vinda do Messias (I Ts. 5:23)

Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23

 

AS ATITUDES DE QUEM DESEJA SANTIFICAR-SE:

 

1. Não se conformar com os padrões do mundo (Rm. 12:2)

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

2. Renovar a mente através da Palavra de D-us (Ef. 4:20-24);

Todavia, não foi assim que vocês aprenderam do Messias.
De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Yeshua.
Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade. Efésios 4:20-24

3. Prosseguir para o alvo que é tornar-se semelhante a Yeshua neste mundo (Fp. 3:12-14);

Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Yeshua o Messias.
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Yeshua o Messias. Filipenses 3:12-14

4. Ter um propósito firme no coração de não se contaminar com os conceitos do mundo (Dn.1:8);

Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles. Daniel 1:8

5. Ser agressivo contra o pecado (Mt. 5:29-30);

Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno.
E se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno". Mateus 5:29,30

6. Ser vigilante (I Co. 10:12-13);

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!
Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar. 1 Coríntios 10:12,13

7. Reter a Palavra de D-us no coração (I Jo. 2:14);

Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno. 1 João 2:14

8. Inclinar-se para os padrões e tendências do Ruach HaKodesh (Rm. 8:5-6);

Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja.
A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; Romanos 8:5,68,

9. Semear para o Espírito (Gl. 6:7-8);

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.
Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Gálatas 6:7,8

10. Buscar ardentemente ter o mesmo procedimento de Yeshua, pois Ele é o nosso perfeito padrão de Santidade (I Pe. 1:16).

pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".  1 Pedro 1:16

D-us está chamando sua Comunidade à santidade. Pelo precioso sangue do Cordeiro ele nos resgatou do pecado para sermos participantes de sua santidade. Respondamos juntos a este sublime chamado.

 

Escrito por

Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Compartilhe:


Leia também:

Última Ceia ou Último Seder?

Vai um cookie aí?

Nós utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Saiba Mais