
Rejeitando o Pecado
Por Rosh Gilberto Branco
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Arrependimento;
No judaísmo e no cristianismo, ato central da virtude religiosa que consiste em um sentimento de rejeição sincera, por parte do pecador, ao seu comportamento pregresso, e que resulta na intenção de um retorno contrito à lei moral.
Vamos começar pelas primeiras referências ao arrependimento no Brit Chadashá;
Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Mateus 3:2
Esta frase de João o Imersor reflete a atitude básica que uma pessoa deve ter para se aproximar do Eterno e ser aceito.
Também disse;
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; Mateus 3:8
A rejeição à vida de pecado deve gerar atitudes de mudança.
A palavra hebraica traduzida como arrependimento é “nacham”, que significa ‘mudança de mente’, ou ‘mudança de propósito’.
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, Atos 3:19
Pedro fez esta afirmação no seu discurso ao povo judeu, após a cura do paralítico na porta do templo, desde então vemos que o arrependimento assumiu uma importância significativa nas mensagens dos discípulos de Yeshua, sendo que o arrependimento deveria estar associado à conversão, e tudo isso está diretamente relacionado ao “novo nascimento”.
O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6
Significando que o nascido da carne (todos) tem a sua vontade definida pela carne, ou seja, “o mundo”, mas o nascido do Espírito tem a sua vontade direcionada para as coisas relacionadas à vontade do Criador.
Nós sabemos que existem pessoas que se julgam muito boas, e até se esforçam nesse sentido, mas são justas aos seus próprios olhos, mas quando alguém entende a sua real situação de pecador e dependente da misericórdia divina, então as coisas mudam bastante.
Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Lucas 15:7
De fato, não existem esses justos que não necessitam de arrependimento, por isso o maior valor ao pecador arrependido.
Em função do valor desta mensagem, o Messias deixou claro que;
e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Lucas 24:47
E assim foi;
testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Yeshua, o Messias. Atos 20:21
Shaul confirma que a mensagem levada pelos discípulos e por ele era a mensagem do arrependimento.
Agora vamos notar algumas peculiaridades sobre a atuação do Eterno com relação ao arrependimento dos homens e quando Ele mesmo se arrepende.
Quando os fazia morrer, então, o buscavam; arrependidos, procuravam a Deus. Salmos 78:34
O texto diz que quando a sua mão pesava sobre o povo de Israel, eles se arrependiam e então a sua misericórdia se manifestava mudando a situação em que eles se encontravam, de castigados a perdoados, como diz o seguinte texto;
Ele, porém, que é misericordioso, perdoa a iniquidade e não destrói; antes, muitas vezes desvia a sua ira e não dá largas a toda a sua indignação. Salmos 78:38
Vamos ver agora alguns textos que tem levado algumas pessoas a ficarem perplexos com uma aparente contradição sobre o que significa o Eterno se arrepender;
Então, se arrependeu o Senhor do mal que dissera havia de fazer ao povo. Êxodo 32:14
Aqui a palavra hebraica usada para arrependeu também é “nacham”, mas essa palavra tem muitas aplicações e nem sempre se refere ao mesmo sentido que aplicamos ao pecador arrependido, ainda mais quando temos um texto como este;
Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa. 1 Samuel 15:29
É evidente que o Eterno não muda de mente e nem de propósito, porque nunca erra, como o faz o homem, mas pode mudar de atitude quando uma condição legal também muda;
Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. Deuteronômio 11:26-28
Daí entendemos que de fato o nosso Deus não muda de opinião, Ele simplesmente se mantem dentro do que Ele mesmo estabeleceu.
Então quando uma pessoa peca, ela está na condição de maldição, está sujeita a castigos, perdas, sofrimento e até morte, mas se houver arrependimento, as coisas mudam, o Eterno não manterá a condição de maldição, mas em cumprimento de sua própria lei a condição será mudada para bênção, não sendo mais válidos os castigos e privações, então não foi Deus quem mudou, Ele não errou e não voltou atrás, mas simplesmente aplicou o que estava estabelecido.
Neste caso, a palavra “nacham” passou a ter o sentido de que o Eterno lamentou a situação, usou de compaixão e se confortou, que são outras aplicações da palavra.
Com tudo isso, que tenhamos o hábito de reconhecer nossos erros, estar dispostos a mudar de atitudes, pois mesmo já convertidos a Yeshua ainda não somos perfeitos, falhas vão acontecer até que deixemos este corpo mortal.
E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 1 Coríntios 15:54
Lembremo-nos;
Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 2 Pedro 3:9
Só assim seremos vitoriosos em tudo.
Que o Eterno derrame sobre todos a sua grande misericórdia.
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