Rejeitando o Pecado

18/02/2021
Por Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Arrependimento;

No judaísmo e no cristianismo, ato central da virtude religiosa que consiste em um sentimento de rejeição sincera, por parte do pecador, ao seu comportamento pregresso, e que resulta na intenção de um retorno contrito à lei moral.


Vamos começar pelas primeiras referências ao arrependimento no Brit Chadashá;

Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Mateus 3:2

Esta frase de João o Imersor reflete a atitude básica que uma pessoa deve ter para se aproximar do Eterno e ser aceito.

Também disse;

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; Mateus 3:8

A rejeição à vida de pecado deve gerar atitudes de mudança.


A palavra hebraica traduzida como arrependimento é “nacham”, que significa ‘mudança de mente’, ou ‘mudança de propósito’.


Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, Atos 3:19

Pedro fez esta afirmação no seu discurso ao povo judeu, após a cura do paralítico na porta do templo, desde então vemos que o arrependimento assumiu uma importância significativa nas mensagens dos discípulos de Yeshua, sendo que o arrependimento deveria estar associado à conversão, e tudo isso está diretamente relacionado ao “novo nascimento”.

O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. João 3:6

Significando que o nascido da carne (todos) tem a sua vontade definida pela carne, ou seja, “o mundo”, mas o nascido do Espírito tem a sua vontade direcionada para as coisas relacionadas à vontade do Criador.


Nós sabemos que existem pessoas que se julgam muito boas, e até se esforçam nesse sentido, mas são justas aos seus próprios olhos, mas quando alguém entende a sua real situação de pecador e dependente da misericórdia divina, então as coisas mudam bastante.

Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Lucas 15:7

De fato, não existem esses justos que não necessitam de arrependimento, por isso o maior valor ao pecador arrependido.


Em função do valor desta mensagem, o Messias deixou claro que;

e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Lucas 24:47


E assim foi;

testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Yeshua, o Messias. Atos 20:21

Shaul confirma que a mensagem levada pelos discípulos e por ele era a mensagem do arrependimento.


Agora vamos notar algumas peculiaridades sobre a atuação do Eterno com relação ao arrependimento dos homens e quando Ele mesmo se arrepende.

Quando os fazia morrer, então, o buscavam; arrependidos, procuravam a Deus. Salmos 78:34

O texto diz que quando a sua mão pesava sobre o povo de Israel, eles se arrependiam e então a sua misericórdia se manifestava mudando a situação em que eles se encontravam, de castigados a perdoados, como diz o seguinte texto;

Ele, porém, que é misericordioso, perdoa a iniquidade e não destrói; antes, muitas vezes desvia a sua ira e não dá largas a toda a sua indignação. Salmos 78:38


Vamos ver agora alguns textos que tem levado algumas pessoas a ficarem perplexos com uma aparente contradição sobre o que significa o Eterno se arrepender;

Então, se arrependeu o Senhor do mal que dissera havia de fazer ao povo. Êxodo 32:14

Aqui a palavra hebraica usada para arrependeu também é “nacham”, mas essa palavra tem muitas aplicações e nem sempre se refere ao mesmo sentido que aplicamos ao pecador arrependido, ainda mais quando temos um texto como este;

Também a Glória de Israel não mente, nem se arrepende, porquanto não é homem, para que se arrependa. 1 Samuel 15:29

É evidente que o Eterno não muda de mente e nem de propósito, porque nunca erra, como o faz o homem, mas pode mudar de atitude quando uma condição legal também muda;

Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. Deuteronômio 11:26-28

Daí entendemos que de fato o nosso Deus não muda de opinião, Ele simplesmente se mantem dentro do que Ele mesmo estabeleceu.

Então quando uma pessoa peca, ela está na condição de maldição, está sujeita a castigos, perdas, sofrimento e até morte, mas se houver arrependimento, as coisas mudam, o Eterno não manterá a condição de maldição, mas em cumprimento de sua própria lei a condição será mudada para bênção, não sendo mais válidos os castigos e privações, então não foi Deus quem mudou, Ele não errou e não voltou atrás, mas simplesmente aplicou o que estava estabelecido.

Neste caso, a palavra “nacham” passou a ter o sentido de que o Eterno lamentou a situação, usou de compaixão e se confortou, que são outras aplicações da palavra.


Com tudo isso, que tenhamos o hábito de reconhecer nossos erros, estar dispostos a mudar de atitudes, pois mesmo já convertidos a Yeshua ainda não somos perfeitos, falhas vão acontecer até que deixemos este corpo mortal.

E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 1 Coríntios 15:54


Lembremo-nos;

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 2 Pedro 3:9


Só assim seremos vitoriosos em tudo.

Que o Eterno derrame sobre todos a sua grande misericórdia.

Escrito por

Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Compartilhe:


Leia também:

A verdade

Vai um cookie aí?

Nós utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Saiba Mais