Os segredos do fim

11/06/2021
Por Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


O que acontecerá no fim dos tempos? Quando acontecerá? Como acontecerá? Quem estará envolvido?

- Oh! Dúvida cruel!

Parece brincadeira? Mas quantas pessoas não pensam exatamente assim quando tomam conhecimento de que a Torá registra eventos futuros associados ao fim dos tempos?!

É legítimo desejarmos conhecer o futuro, mas algumas pessoas adquirem uma verdadeira “paranoia” com o assunto.


Vemos que o interesse em entender as coisas ocultas não é prerrogativa dos nossos dias;

Eu ouvi, mas não compreendi. Por isso perguntei: “Meu senhor, qual será o resultado disso tudo?”

Ele respondeu: “Siga o seu caminho, Daniel, pois estas palavras devem permanecer em segredo e seladas até o tempo do fim.” Daniel 12:8,9

Vemos que Daniel era um homem que experimentou muitas revelações da parte do Eterno, ele recebeu a descrição de como foi o sonho que o rei da Babilônia teve, depois interpretou a manifestação do dedo escrevendo na parede quando o neto do rei desrespeitou os objetos do templo de Israel, mas quando chegaram as coisas do fim, “opa!” - Nada feito, não é para você Daniel.

Bom, sabemos que das coisas já citadas nas Escrituras referentes aos dias finais, algumas já se cumpriram e podemos destrincha-las. Só que o que ainda não ocorreu, continua selado.

Agora é que alguns problemas acontecem. Se o entendimento de algumas profecias ainda está em segredo, significa que qualquer pessoa que apresente uma “revelação” ou interpretação baseada em “estudos profundos” provavelmente é um farsante ou, pelo menos, ousado demais e não digno de crédito, porque usou a própria mente para interpretar o que não deve ser interpretado, seria como se Daniel tivesse seguido em frente e insistido em entender o que ele viu, mas certamente o resultado seria diferente da realidade, por isso ele como sábio que era, “ficou na dele”.


Então como fica? Não podemos saber o que vai acontecer?

Sim, podemos saber alguma coisa, pois alguma coisa foi dita com certa clareza, e por aí podemos andar e entender.

Eu costumo afirmar que não sou afeito a especulações, pois podem ou não estar certas, mas não há como provar, são conclusões abstratas, então prefiro andar onde posso ver onde piso, ou seja, é necessário um mínimo de informações claramente compreensíveis.

É evidente que para o Eterno a nossa história já está escrita e nada vai muda-la. Por que? Porque Ele é onisciente, o passado, o presente e o futuro só existem para nós.

Então, se Ele quiser, poderá ou não nos contar alguma coisa sobre o que irá ocorrer na nossa linha do tempo.


Outro aspecto técnico na interpretação das predições proféticas, é que precisamos distinguir quando a narrativa bíblica é descritiva literal (quando simplesmente relata algo ocorrido), quando é ensino direto e objetivo (as instruções e mandamentos), quando é uma profecia pessoal e clara (quando o profeta Eli fala com o rei David sobre o seu pecado), quando é usada uma linguagem figurada ou metáforas mas que tenham a sua interpretação registrada (quando Yeshua falava por parábolas), quando as metáforas tratam de eventos futuros e esclarecidos (quando Daniel revela os detalhes do sonho do rei sobre a estátua que significavam vários impérios), e quando as metáforas são mensagens que citam eventos futuros mas não há um esclarecimento fácil de entender (como a revelação final do livro de Daniel tratando de eventos futuros). Muita gente se perde nestes detalhes afirmando que Deus disse tal coisa quando Ele não disse nada disso.


Vamos imaginar uma linha do tempo começando no primeiro verso do livro de Bereshit, quando a palavra “No princípio” marca o ponto.

No princípio Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1

Nos versos seguintes que descrevem a sequência da criação de todas as coisas já começam a surgir inúmeras discordâncias entre os “sábios e entendidos”, e podemos considerar que são fatos já ocorridos, mas algumas palavras que colocam um pouco de linguagem figurada já impedem que haja uma clareza absoluta nas interpretações. Há quem diga que os sete dias da criação eram dias literais de 24 horas, já outros afirmam que esses dias eram “dias eras” que podem ser dias de muito mais tempo do que as horas de um dia. E então, quem está certo?

Pela capacidade humana de interpretação, qualquer um pode estar certo, pois todos tem argumentos fundamentados nas Escrituras, mas somente um poderá estar certo, ou nenhum. Isso ainda se não surgirem outras formas de entendimento.

Se algo que já aconteceu pode dar essas divergências, imagine as coisas futuras das quais não há evidências palpáveis!


Bem, ainda não é o fim do mundo! Mas é sobre isso que queremos saber.


Segue a linha do tempo e muitos eventos na evolução da humanidade vão mudando, o homem desenvolve a sua cultura e a sociedade adquire padrões que vão se aperfeiçoando geração após geração. No contexto espiritual as mudanças não alteram a forma como o Eterno vê o homem, mas sim como o homem se relaciona com o Eterno.

O nosso Criador vai ensinando a cada época uma parte do seu projeto coletivo para a raça humana. No aspecto particular, Deus continua se aproximando dos que querem estar próximos dEle, mas no aspecto coletivo, Ele vai realizando tudo o que foi planejado e idealizado antes da fundação do mundo.

O que alguns entendem como formas diferentes de Deus tratar com o homem, eu entendo como as etapas sequenciais do cumprimento do seu plano de redenção para o pecador. A cada momento uma parte do plano consolida a caminho da vinda do Messias, as profecias são entregues e a humanidade vai se preparando.

Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.

Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Isaías 53:5,6


Segue a linha do tempo e finalmente veio o Messias e a justificação dos pecados se torna legal com a morte do Korban (o Cordeiro de Deus) e sua ressurreição.

Seja a atitude de vocês a mesma do Messias Yeshua, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Filipenses 2:5-8


Seguindo a linha do tempo ocorre uma certa padronização quanto ao aspecto da ação do poder de Deus a partir da importante mensagem de Kefa diante da multidão em Jerusalém em Atos 2.

Então Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão: "Homens da Judéia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto! Ouçam com atenção: Atos 2:14


Sim, a sociedade mudou bastante nestes últimos dois mil anos, mas a mensagem da salvação continua a mesma, ainda que de vez em quando apareça alguém com novas “revelações”.


E segue a linha do tempo.

Desde a primeira metade do Século XIX, o tema da volta do Messias começou a tomar novo impulso no meio da Igreja, com maior ou menor intensidade dependendo da denominação. Desde então, aumentou também significativamente o número de escritores que publicaram sobre o tema.

Evidentemente que, se um assunto onde cada autor trata do tema com entendimento diferente um do outro, denota que está faltando alguma coisa e a dificuldade de achar a verdade é grande.

Considerando a minha lógica de que, se duas pessoas diferem em suas opiniões, ou a primeira está certa e a segunda não, ou é a segunda que está certa e a primeira não, ou as duas estão erradas, pois a verdade é absoluta, não existem verdades relativas.

Sobre o fim dos tempos ou eventos futuros, a quantidade da literatura que versa sobre esse tema é enorme, e os debates são acalorados. Por que? Porque cada um quer impor a sua conclusão.


Vamos então seguir na linha do tempo.


Alguns textos das Escrituras apontam para eventos futuros que envolvem o mundo em que vivemos, o arrebatamento e a vida no Reino de Deus.

Agora então é que as opiniões pegam fogo. Linhas de pensamento teológico pululam por todas as partes, defensores de uma teologia debatem com os defensores de outra, e os não teólogos ficam só observando onde isso irá parar.

Só que o assunto dos eventos futuros é interessante, muitos querem saber mais sobre isso, e é perfeitamente normal que assim seja.

Vamos agora tocar em alguns temas da escatologia que mais ficam em evidência, pois seria muita pretensão querer esgotar esse assunto neste estudo.

Vamos começar com a volta do Messias.

Ele vai voltar mesmo? Pelo menos é o que prometeu, e se Ele prometeu cumprirá.

Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.

Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão. João 14:18,19


Mas quando será? Isso é assunto secreto, todos os que tentaram responder essa pergunta falharam.

Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão somente o Pai.

Fiquem atentos! Vigiem! Vocês não sabem quando virá esse tempo. Marcos 13:32,33


O que envolve este dia? Que eventos ocorrerão?

É, agora as coisas começam a ficar interessantes.

"Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará. Haverá um tempo de angústia tal como nunca houve desde o início das nações e até então. Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto.

Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.

Aqueles que são sábios reluzirão como o brilho do céu, e aqueles que conduzem muitos à justiça serão como as estrelas, para todo o sempre.

Mas você, Daniel, feche com um selo as palavras do livro até o tempo do fim. Muitos irão ali e acolá para aumentarem o conhecimento". Daniel 12:1-4

O que Daniel recebeu sintetiza totalmente a história futura do homem, mas não detalha muito e nem dá dicas da época, mas deixa claro que o livro estaria selado.


Sobre a grande tribulação, existem até os que dizem que estamos passando por ela, mas basta um pouco de raciocínio para entendermos que isso não condiz com o texto bíblico, pois na história humana já existiram períodos piores do que o que vemos hoje.

Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.

Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados. Mateus 24:21,22


Encontramos também relatos sobre o surgimento de uma besta também chamado de Antimessias.

Vi uma besta que saía do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças, com dez coroas, uma sobre cada chifre, e em cada cabeça um nome de blasfêmia.

A besta que vi era semelhante a um leopardo, mas tinha pés como os de urso e boca como a de leão. O dragão deu à besta o seu poder, o seu trono e grande autoridade. Apocalipse 13:1,2

Isto e muitos outros detalhes são coisas reais, ainda que a linguagem seja figurada.


Ocorre que também temos a informação de que haverá o livramento para os eleitos;

"Mas naqueles dias, após aquela tribulação, ‘o sol escurecerá e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes celestes serão abalados’.

"Então se verá o Filho do homem vindo nas nuvens com grande poder e glória.

E ele enviará os seus anjos e reunirá os seus eleitos dos quatro ventos, dos confins da terra até os confins do céu. Marcos 13:24-27


Ao chegarmos neste ponto é que as coisas começam a ficar cada vez mais polêmicas, pois começam a surgir muitos detalhes que não estão exatamente em ordem cronológica, e dependendo de cada hermeneuta, temos resultados diferentes.

Vamos discorrer sobre algumas coisas apenas.

Yeshua nos mostra que eventos nos alertarão sobre a iminência da sua vinda.

Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em vários lugares, e acontecimentos terríveis e grandes sinais provenientes do céu.

"Mas antes de tudo isso, prenderão e perseguirão vocês. Então os entregarão às sinagogas e prisões, e vocês serão levados à presença de reis e governadores, tudo por causa do meu nome. Lucas 21:11,12


Somos esclarecidos sobre o aguardado arrebatamento, ou rapto.

Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15:51,52


Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.

Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos no Messias ressuscitarão primeiro. 1 Tessalonicenses 4:15,16


Quanto ao fato de que acontecerá, a maioria concorda de que é inevitável.

Mas a polêmica é sobre a questão da ordem, será;

1- No início da tribulação

2- No meio da tribulação, ou

3- No fim da tribulação?


Bem irmãos, lamento por aqueles que esperam que eu dê uma resposta final e decisiva sobre isso. Não posso.

Cada uma das teorias tem seus argumentos bíblicos, suas referências e interpretações. Cada um tem seus defensores irredutíveis.

Não é viável comentar todas as argumentações neste estudo.

Cheguei à conclusão de que se isso fosse realmente importante para nós sabermos, Yeshua teria sido claro na mensagem. Sendo assim, vamos continuar vivendo hoje como se Yeshua voltasse amanhã. Sobre os acontecimentos, o Eterno tem tudo sob controle.

Mas que realmente ocorrerá o domínio do Antimessias, isso ocorrerá, ele dominará o mundo, será adorado e se levantará contra o nome do Messias, mas será derrotado, vencido pelo nosso Salvador.

A verdade é que o mistério da iniquidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém.

Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Yeshua matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda. 2 Tessalonicenses 2:7,8


Após a sua destruição que está descrita em Apocalipse, terá início o período de mil anos sem a interferência de Satan sobre a terra.

Vi descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente.

Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satan, e o acorrentou por mil anos; Apocalipse 20:1,2

Também há muita especulação sobre o que ocorrerá durante os mil anos, eu pessoalmente entendo que é da conta de quem ficar aqui, nós que iremos subir nas nuvens com Yeshua não temos que nos preocupar com isso.


Após esses mil anos será o fim deste planeta, a sua superfície será devastada e tudo o que conhecemos hoje será destruído.

Quando terminarem os mil anos, Satan será solto da sua prisão e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar.

As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou. Apocalipse 20:7-9


O temor de muitos cientistas que hoje se apavoram com a possibilidade de corpos celeste colidirem com a terra e haver uma extinção em massa, é bom receberem Yeshua em suas vidas, porque isso irá ocorrer.

Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Apocalipse 21:1


Chegamos ao final da linha do tempo deste mundo.

A partir daí, a descrição de Apocalipse 22 e suas metáforas somente nos reconfortam, não precisamos saber com precisão como será o Reino agora, pois certamente o veremos ao vivo quando lá chegarmos.


Escrito por

Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Compartilhe:


Leia também:

O que o Eterno espera de você

Vai um cookie aí?

Nós utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Saiba Mais