vários balões cinzas no mesmo nível e um unico balão amarelo iluminado acima dos demais balões.

O privilégio dos salvos em Yeshua

04/11/2021
Por Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Quando dizemos que através de Yeshua somos declarados libertos da culpa do pecado, estamos dizendo também que não há outro meio de conseguirmos isso, e se não há outro meio de sermos justificados, os que recebem o Messias de Israel em suas vidas são privilegiados, pois qualquer outro caminho tomado pelo ser humano será fadado à derrota e à perdição.

Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna das Boas Novas do Messias, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé das boas novas, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês de salvação, e isso da parte de Deus; pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer no Messias, mas também de sofrer por ele, já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento. Filipenses 1:27-30

 

Privilégio de sermos escolhidos

Um grande privilégio é sabermos que o Eterno nos conhece desde antes da fundação do mundo, que Ele dá atenção para a nossa vida, que entre bilhões de pessoas nós somos especiais porque Ele já sabia que nós o escolheríamos antes mesmo de termos ouvido falar alguma coisa sobre a vida eterna.

Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade. 2 Tessalonicenses 2:13

 

Yeshua também confirma esse privilégio;

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. João 15:15,16

O que dizer sobre sermos amigos do Messias, sendo que foi Ele quem nos escolheu e ainda nos promete suprir o que necessitamos.

 

De ouvir a sua voz

Outro privilégio que temos como filhos de Deus é o fato de podermos ouvir o Eterno falando conosco de muitas formas.

E vocês disseram: "O Senhor, o nosso Deus, mostrou-nos sua glória e sua majestade, e nós ouvimos a sua voz vinda de dentro do fogo. Hoje vimos que Deus fala com o homem e que este ainda continua vivo! Deuteronômio 5:24

A comunhão que temos com o Eterno nos dá intimidade suficiente para podermos nos comunicar claramente com Ele e podemos ouvi-lo sempre.

 

Maior clareza ainda encontramos no texto;

Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. João 10:2,3

Veja só que privilégio! Não só ouvimos a sua voz, como também Ele nos chama pelo nome, ou seja, não somos apenas alguns na multidão.

 

Privilégio de crer

Sabemos que a confiança não é de todos. Há mesmo muitas pessoas que já vasculharam a Torá, mas mesmo assim não conseguem crer.

E o Pai que me enviou, ele mesmo testemunhou a meu respeito. Vocês nunca ouviram a sua voz, nem viram a sua forma, nem a sua palavra habita em vocês, pois não creem naquele que ele enviou.

Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.

"Eu não aceito glória dos homens, mas conheço vocês. Sei que vocês não têm o amor de Deus.

Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me aceitaram; mas, se outro vier em seu próprio nome, vocês o aceitarão. João 5:37-43

 

Quem sabe que é filho de Deus, sabe que o fato de crer em si já é um privilégio.

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, João 1:12

 

De ter proteção

Pense sobre o grau de privilégio que temos aqui;

Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento, para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta. Hebreus 6:17,18

O que achamos aqui? Ele fez juramento a nós.

 

E o que conseguimos?

Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, Hebreus 6:19

Sabemos que estamos seguros e protegidos.

 

Algumas pessoas confiam que os órgãos públicos os protegerão, que seguranças treinados os defenderão, que estarão seguros em fortalezas, mas nada disso garante vida eterna para ninguém.

Mas o nosso Deus nos privilegia porque nos conhece.

Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". Romanos 9:15

 

Também nos salmos;

O Eterno é o seu protetor; como sombra que o protege, o Eterno está à sua direita. Salmos 121:5

Nada neste mundo nos dará tanta segurança!

 

Privilégio de servir

Entre as pessoas deste mundo, sabemos que existem muitos que gostariam de trabalhar em uma empresa famosa, ou para um personagem importante e quando conseguem dizem orgulhosamente “eu trabalho em tal empresa”, ou “eu trabalho para tal pessoa.”

Para este mundo talvez até tenham motivo para se orgulharem, mas isso tudo nada é comparado com o privilégio de servir ao nosso Criador, afinal, Ele é imensamente mais importante do que qualquer organização ou pessoa que já tenha existido.

Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às comunidades da Macedônia.
No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.
Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos.
E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus. 2 Coríntios 8:1-5

 

O privilégio de servir também tem recompensa;

Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará. João 12:26

Imagine o Eterno nos honrando.

No livro de Ester nós lemos que o mal afamado Haman imaginava a glória de ser honrado pelo rei usando a roupa do rei, cavalgando o cavalo do rei e ser declarado como aquele que o rei quer honrar, mas isso não éra absolutamente nada comparado com o Eterno nos honrando.

 

Privilégio de ser habitação do Espírito do Eterno

Olhemos para nós, somos mesmo dignos de que o Santo e Eterno habite dentro de nós?

Eu afirmo que não sou, mas mesmo assim Ele se digna em vir até nós para cumprir o seu propósito.

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? 1 Coríntios 3:16

A presença do Espírito de Deus em nós permite que o seu poder se manifeste através de nós, então vemos os milagres que foram realizados ao longo de toda a Torá pela instrumentalidade de pessoas que tinham afinidade com o Eterno, que dirigidos divinamente venceram guerras, deram vitórias à nação de Israel, curaram enfermos, ressuscitaram mortos, instruíram pessoas, realizaram maravilhas na natureza, entregaram mensagens divinas aos homens, e muitas coisas mais.

Isto é ou não é um privilégio?

 

Veja o que acontece com quem é morada do Espírito do Eterno;

Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".

O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:15,16

Nos já fomos tão ingratos, tão distantes, mas mesmo assim Ele nos redime e nos aceita como filhos e nos faz sentir a plenitude disso pelo seu Espírito dentro de nós. Que privilégio!

 

Sobre os não privilegiados

Eventualmente, e infelizmente, encontramos pessoas que pareciam que estavam no rol dos privilegiados, mas que de uma forma ou de outra o Eterno mostra que eram intrusos, pessoas que não são realmente privilegiadas porque não creem de fato na salvação através do Messias, e por isso acabam não permanecendo no nosso meio.

Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos. 1 João 2:19

Este tópico, na verdade, não é tão simples assim, pois podemos não saber classificar com precisão o coração das pessoas, pois podem acontecer dois tipos de situação.

1- A pessoa realmente não tem afinidade com o Eterno, sai do meio dos santos criticando-os mordazmente, blasfema o nome do Messias e torna-se opositor da verdade da Torá. Esse não tem volta, nunca foi um privilegiado.

2- A pessoa luta contra suas fraquezas, eventualmente cai em tentação, é fraco, se afasta, mas nunca perde o seu amor pelo Criador, fica triste por estar afastado, tem desejo de voltar, o Eterno o conhece e o traz de volta como o filho pródigo. Esse é um privilegiado, pois experimenta a misericórdia de Deus de forma profunda.

 

Privilégio de sermos vencedores

O ápice do privilégio divino é vencer este mundo.

Não vencemos por sermos super heróis e poderosos, vencemos porque confiamos na compaixão do Senhor de nossas vidas, porque o Ruach haKodesh nos fortaleceu quando não tínhamos mais forças, nos levantou quando caímos, indicou o caminho para não errarmos e segurou nossa mão quando precisamos.

Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. Apocalipse 3:21

Ter o direito de sentar-se junto com o Messias no seu trono, como classificaremos essa possibilidade a não ser como um GRANDE privilégio?


Escrito por

Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Compartilhe:


Leia também:

Anunciando o perdão

Vai um cookie aí?

Nós utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Saiba Mais