![](https://beitmashiach.org.br/blog/img/o-Eterno-Criador.jpg)
O Eterno Criador
Por Rosh Gilberto Branco
Tempo de leitura: minutos
Criar é a capacidade de Deus de fazer existir o que antes não existia.
No princípio, criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1
Certamente nos referimos à criação deste mundo, pois antes disso Ele já havia criado outras coisas.
E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:24
Os anjos já estavam criados, ainda que pouco saibamos sobre o assunto.
E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?
Não são, porventura, todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? Hebreus 1:13,14
A prova da criação dos anjos é;
pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Colossenses 1:16
Então entendemos que o Eterno criou no seu reino seres espirituais e criou no mundo material seres materiais.
Como criou? Somente pela sua palavra, ou seja, pela sua vontade.
A sua capacidade criadora é infinita.
Outra coisa que podemos inferir nas Escrituras, é que o Criador acompanha a sua criação a todo momento.
Ele transporta montanhas sem que elas o saibam, e em sua ira as põe de cabeça para baixo.
Sacode a terra e a tira do lugar, e faz suas colunas tremerem.
Fala com o sol, e ele não brilha; ele veda e esconde a luz das estrelas.
Só ele estende os céus e anda sobre as ondas do mar.
Ele é o Criador da Ursa e do Órion, das Plêiades e das constelações do sul.
Realiza maravilhas que não se podem perscrutar, milagres incontáveis. Jó 9:5-10
Com um olhar mais detalhado, podemos dizer até que o Eterno tem cada molécula, cada átomo e suas menores partes sob total controle.
Se é assim, como podemos imaginar que exista algum limite para o que Ele possa fazer?!
“Então, se Deus já criou tudo, não tem mais nada a criar”. Parece um raciocínio lógico, mas veremos na Torá que não é bem assim.
É evidente que cada vida que é gerada, seja no reino vegetal, animal ou humano é um milagre, mas é um milagre contínuo e que continua, vamos dizer assim, naturalmente, mas em alguns casos a geração de uma nova vida exigiu a atuação direta e planejada do Eterno.
Vejamos alguns exemplos:
Mas Abrão perguntou: "Ó Soberano Senhor, que me darás, se continuo sem filhos e o herdeiro do que possuo é Eliézer de Damasco? "
E acrescentou: "Tu não me deste filho algum! Um servo da minha casa será o meu herdeiro! "
Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: "Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro".
Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: "Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las". E prosseguiu: "Assim será a sua descendência". Gênesis 15:2-5
Humanamente falando e conforme o conhecimento natural de Abrão, ele e sua esposa não tinham mais perspectivas de terem filhos, mas em cumprimento ao propósito do Altíssimo, um milagre ocorreu, houve uma interferência sobrenatural e uma vida foi criada fora do período inicial da criação.
Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, porque era estéril. O SENHOR respondeu à sua oração, e Rebeca, sua mulher, engravidou. Gênesis 25:21
Outro exemplo de criação posterior planejada.
Certo homem de Zorá, chamado Manoá, do clã da tribo de Dã, tinha mulher estéril.
Certo dia o anjo do Senhor apareceu a ela e lhe disse: "Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho. Juízes 13:2,3
Mais um exemplo de criação posterior planejada, é o caso de Sansão.
Mas vamos ao Brit Chadashá.
Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Zacarias; sua oração foi ouvida. Isabel, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe dará o nome de João.
Ele será motivo de prazer e de alegria para você, e muitos se alegrarão por causa do nascimento dele, pois será grande aos olhos do Senhor. Ele nunca tomará vinho nem bebida fermentada, e será cheio do Espírito Santo desde antes do seu nascimento. Lucas 1:13-15
João também foi criado para um propósito especial.
Todos estes casos foram milagres legítimos, mas envolveram a participação dos casais para gerarem filhos de forma natural, mesmo que não o pudessem fazer sem a interferência divina.
Mas, de todas as criações milagrosas, nenhuma teve um caráter tão especial como foi a criação do corpo do Messias que foi então chamado de YESHUA.
No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galiléia, a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado Yossef, descendente de Davi. O nome da virgem era Miriam.
O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! "
Miriam ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.
Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Miriam; você foi agraciada por Deus!
Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Yeshua.
Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim". Lucas 1:26-33
Como aconteceu este caso que o faz diferente dos demais?
Perguntou Miriam ao anjo: "Como acontecerá isso, se sou virgem? "
O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.
Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação.
Pois nada é impossível para Deus". Lucas 1:34-37
Neste caso, o milagre criativo foi distinto dos demais. O anjo citou o caso de Isabel que sendo velha estava grávida, mas ela era casada.
Miriam aceitou o que lhe foi dito, mesmo sendo um caso atípico.
Sobre ela, que era virgem, não houve nenhuma participação humana. Na minha óptica, o ser humano criado no ventre de Miriam não foi feito usando material genético nem dela como mãe e nem do seu noivo, mesmo porque isso caracterizaria um caso de ilegalidade moral do casal que ainda não eram legalmente casados.
Algumas pessoas podem contestar essa opinião dizendo que assim não se caracterizaria que Yeshua seria descendente do rei David, mas isso é uma forma de ver baseada no nosso atual conhecimento sobre DNA, ou código genético.
Arrazoemos;
- O conhecimento científico sobre hereditariedade e genética começou a ser estudado somente a partir do Século XIX.
- Antes que se conhecesse sobre as moléculas dos cromossomos, a descendência de alguém era definida somente pela linhagem familiar. De fato, até hoje em Israel o exame de DNA não é aceito para definir alguém como judeu, só é aceito com documentação que comprove uma linhagem familiar.
- Yeshua foi gerado pelo Ruach do Eterno, Ele não usou DNA de ninguém, foi criado do zero da mesma forma que Adão. Isso podemos confirmar neste texto.
Assim está escrito: "O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente"; o último Adão, espírito vivificante.
Não foi o espiritual que veio antes, mas o natural; depois dele, o espiritual.
O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu. 1 Coríntios 15:45-47
A única diferença é que Adão não nasceu de um ventre materno, portanto não chegou a ser um bebê indefeso, mas Yeshua precisava ser identificado como sendo descendente de David.
No Século I a sua descendência não foi contestada por ninguém, porque Yosef era da linhagem davidca. Mas hoje em dia, alguns que se julgam muito entendidos querem levar a cultura do Século XX para o início da era do Messias, alguns até querem imaginar um teletransporte de um espermatozoide de Yossef para o ventre de Miriam para validar a sua ascendência como Rei de Israel.
Seria isso possível? Claro, afinal o que é impossível para Deus? Mas existe validação nas Escrituras para justificar essa hipótese?
Eu jamais encontrei nenhuma.
É necessário esclarecer também, que o ser criado no ventre de Miriam foi apenas um corpo humano, a parte espiritual desse ser não foi criado da mesma forma que o são os demais humanos, esse corpo foi habitado pela parte divina que era existente desde a eternidade, que era o Mashiach.
Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14
Estas são apenas algumas considerações sobre o poder do nosso Deus.
É importante que nunca desconsideremos a capacidade do Eterno de fazer o que quiser, onde quiser e quando quiser.
Saiba, que se houver a necessidade do Senhor nosso Deus vir a fazer alguma coisa para cumprir a vontade dele na sua vida, Ele o fará seja lá o que for.
Firmemos a nossa confiança solidamente nas Escrituras, elas nos servem para conhecermos claramente a natureza do nosso Criador.
Escrito por