
O Caminho certo e o errado
Por Rosh Gilberto Branco
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Significado de Caminho
substantivo masculino - Faixa de terreno para trânsito de pedestres ou de veículos; estrada.
[Figurado] - Meio de alcançar um resultado; direção.
Nas Escrituras encontramos as duas formas de uso desta palavra, sendo a figurada a mais frequente.
Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição! Salmos 1:6
Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho. Mateus 21:8
Uma vez que já sabemos bem o significado de caminho, então vamos ver as recomendações que encontramos neste tema.
Todos conhecem a expressão “todos os caminhos levam a Roma”. No primeiro século da EC essa expressão condizia com a verdade, pois o Império romano construiu estradas por milhares de quilômetros que facilitavam a comunicação entre as colônias e a sede administrativa.
Mas existe uma variante que já não condiz com a verdade, que é a afirmação de que “todos os caminhos levam a Deus”, significando que qualquer religião leva o homem a conhecer o Criador.
Vejamos, se alguém quiser ir para o Rio de Janeiro a partir de São Paulo, não poderá pegar a rodovia Bandeirantes e seguir em frente, há caminho certo e há caminho errado. Para ir ao Reino do Eterno há um caminho certo e muitos errados.
Respondeu Yeshua: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. João 14:6
Mas, só Yeshua é o caminho? Como ficam os antepassados antes dele?
O caminho também já era único, era o caminho da justificação.
Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição! Salmos 1:6
Bem, vamos ver o que a Torá diz!
Os filhos de Israel sempre tiveram a condição de escolha.
Diga a este povo: ‘Assim diz o Senhor: Ponho diante de vocês o caminho da vida e o caminho da morte. Jeremias 21:8
Começamos a ver que a forma de trilhar o caminho da justiça inicia com o arrependimento.
Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Salmos 32:5
Sabemos que o caminho do perdão implicava nos sacrifícios com derramamento de sangue.
De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão. Hebreus 9:22
Quando alguém apresentava a sua oferta por causa do arrependimento do seu pecado, ainda que não fosse perfeito, a pessoa se tornava justificada e a pessoa justificada poderia ser chamada de justa.
Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros, quanto mais, então, o sangue do Messias, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo! Hebreus 9:13,14
Mas hoje, só o sacrifício de Yeshua serve para justificar.
Vemos que o caminho está definido como um mapa, é só navegarmos com precisão.
Ao olhar o mapa devemos escolher o caminho que queremos fazer.
"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.
Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram". Mateus 7:13,14
Hoje em dia existe um grande número de pessoas que escolhem o caminho estreito, porque querem chegar à vida, mas quando começam a perceber a dificuldade de caminhar por esta via, tendem a desanimar e tentam descobrir se não existe um atalho, um caminho alternativo mais plano e fácil de andar.
Mas curiosamente algumas vezes essas mesmas pessoas acabam achando um caminho que, apesar de florido, é mais difícil de andar do que o caminho da vida.
Traduzindo tudo isso;
O caminho da vida implica em auto negação, humildade suficiente para se reconhecer um pecador, confiança de que o sacrifício de Yeshua é o suficiente para a sua redenção e disposição de obedecer às instruções do Messias incondicionalmente. Poucos querem seguir por aí.
Os atalhos que levam à perdição, oferecem facilidades atrativas como uma vida sem cobranças éticas, liberdade para pecar sem acusações, facilidade para se envolver com o mundo, encontrar parceiros que o apoiem em suas decisões e uma falsa sensação de liberdade, mas ao mesmo tempo, poderá aceitar regras cansativas que o fazem imaginar que se as cumprir estará resolvido contra qualquer acusação.
Um exemplo são os que mesmo conhecendo todo o plano de redenção envolvendo o ministério e sacrifício de Yeshua, enveredam pelo caminho do legalismo. Observamos que são pessoas que tem um forte apreço aos valores seculares, como músicas profanas, filmes impróprios, festinhas ambientadas em atrativos inadequados a um justo, mas para aplacar a sua consciência são rigorosos em cumprir rituais que os façam se sentir limpos e não precisem acreditar na verdade, pois criam a sua própria verdade.
Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. 2 Pedro 2:2
A busca por atalhos faz com que essas pessoas percam a oportunidade de viverem uma verdadeira vida de segurança, felicidade, amor e esperança.
O caminho da vida garante, entre outras coisas, uma experiência única de comunhão com o Eterno, usufruir da presença do Ruach haKodesh, do seu consolo, instrução, livramento, milagres e a certeza de ser filho do Eterno.
"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.
E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
Vocês conhecem o caminho para onde vou". João 14:1-4
Usemos o mapa do tesouro que ensina o caminho para a vida.
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