Silhueta de um poste com diversas placas apontando para direções diferentes, sob o pôr do sol.

Já sabe para que o Eterno lhe escolheu?

16/12/2021
Por Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


É bem comum as pessoas que adentram para a vida de comunhão com o Criador pensarem se tem ou não um “chamado” especial para exercerem no Reino de Deus.

Um grande número se acomoda pensando que só o fato de Yeshua provê-los de perdão, paz, certeza na esperança de vida eterna, dar o pão de cada dia, cura-los quando enfermos, se alegrarem quando reunidos na congregação dos salvos, entendendo que o Criador de todo o universo está a sua disposição para atendê-los sempre que lhe pedirem alguma coisa, seja um indicativo de que é para isso que foi alcançado pela misericórdia de Deus.

Bem, desculpe-me pela sinceridade, mas na verdade essa forma de ver a vida de um filho de Deus está bem equivocada. Essa visão é bastante egocêntrica e esse contingente de pessoas querem se colocar como senhores do Senhor ou querem ser como filhos mimados onde o pai faz toda a sua vontade e eles não precisam fazer nada, só esperar ir para o reino do céu.

Há também aqueles que se sentem tão gratos pelo que receberam que querem fazer alguma coisa, mas não sabem o que, esperam que alguém lhes diga, - façam isso, ou façam aquilo, mas não tomam a iniciativa de se deixarem usar pelo Eterno em qualquer oportunidade que possa surgir.

Vamos observar as Escrituras para vermos qual é a maneira certa de nos colocarmos ao serviço divino.

 

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. Gênesis 2:15

Vemos pelo texto que o homem enquanto ainda morava no Jardim do Éden não tinha uma vida de sonho em um paraíso tropical deitado em uma rede à sombra, tomando água de coco de canudinho enquanto o Criador fazia todas as coisas. Ele foi sendo treinado gradativamente para exercer atividades relevantes à vida neste mundo, ainda que houvesse um ambiente excelente de vida naquele lugar.

 

Entre as atividades que lhe foram dadas, eventualmente o Eterno lhe dava algumas atribuições especiais.

Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.

Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse. Gênesis 2:19,20

O homem tinha que conhecer todos os seres da criação para administrá-los e dominar sobre eles.

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". Gênesis 1:27,28

Não me parece que os primeiros dias de vida do ser humano foram monótonos.

 

Mas as atividades do homem não se restringiam ao serviço material, havia o contato com o Criador periodicamente, eles sabiam quando Ele se aproximava para conversar.

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Gênesis 3:8

Esta foi a última vez que eles falaram na que era a sua rotina, pois depois deste encontro as coisas ficaram mais complicadas, mas nem por isso o Eterno deixou de dar atribuições a pessoas escolhidas.

 

A descendência de Adam também aprendeu coisas novas, eles aprenderam que deveriam apresentar sacrifícios ao Senhor.

Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.

Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. Gênesis 4:3-5

E vemos que já nesta época tinham os que sabiam obedecer às instruções e os que queriam inventar serviços diferentes dos que o Eterno havia dito para fazer.

 

O capítulo 5 de Gênesis mostra que por uma boa quantidade anos não houve muitas pessoas que foram instruídas por Deus para alguma atividade mais específica até que Ele resolver destruir a humanidade, aí então foi escolhido Noach para fazer algo específico e importante.

Deus disse a Noé: "Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra.

Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. Gênesis 6:13,14

Então ele se empenhou por muitos anos para realizar a tarefa recebida do Criador.

 

Passaram-se mais algumas gerações sem alguma pessoa ser chamada pelo Eterno para algum serviço significativo e então surge Avram.

Então o Senhor disse a Abrão: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.

"Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Gênesis 12:1,2

A obediência era a sua tônica de vida, e mesmo com pouca experiência de relacionamento com o Eterno, o que lhe custou alguns dissabores, ele foi um exemplo para muitos.

 

Avraham teve a promessa de que haveria sequência dessa chamada na sua linhagem e assim vemos cumprida em Yitschak;

Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; e por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados, porque Abraão me obedeceu e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e minhas leis".

Assim Isaque ficou em Gerar. Gênesis 26:4-6

E também em Yakov;

Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: "Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado.

Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência. Gênesis 28:13,14

Todos estes foram chamados pelo Eterno para que cumprissem um projeto muito especial.

Nenhum deles pediu para ser chamado, mas quando o receberam não contestaram.

 

Assim segue uma enorme lista de pessoas que são citadas no Tanach, pessoas que nada tinham de especial senão apenas a disposição de obedecer a um chamado e puderam fazer o que nunca poderiam imaginar.

Alguns até tiveram vontade de desistir, como foi o caso de Moshé;

Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim.

Se é assim que vais me tratar, mata-me agora mesmo; se te agradas de mim, não me deixes ver a minha própria ruína. Números 11:14,15

Mas prevaleceu o chamado e ele foi até o fim.

 

De uma forma geral, durante o período do Tanach, a maioria das pessoas religiosamente sérias, simplesmente viviam conforme o ordenado, apresentavam os seus sacrifícios, cumpriam as ordenanças, mas não tinham nenhum chamado especial, isso ficou para uns poucos.

 

Podemos destacar alguns casos interessantes, como foi o chamado na vida de Ester;

Quando Mordechai recebeu a resposta de Ester, mandou dizer-lhe: "Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? " Ester 4:12-14

O chamado de Ester como rainha é claramente um ato divino, pois ela não teria a menor perspectiva de ser alçada a esse status devido a sua própria origem, mas para salvar uma nação especial o Eterno chama quem Ele quer usar.

 

Também podemos chamar a atenção para o caso de Shemuel, ele era um descendente de Levi da família de Coate;

Então o Senhor chamou Samuel. Samuel respondeu: "Eis me aqui".  1 Samuel 3:4

Conhecemos a vida de Shemuel e sabemos o quanto foi usado pelo Eterno, e é interessante as palavras hebraicas constantes no verso.

1- ויקרא = vaykrá = e chamou

2- הנני = hineini = eis me aqui

Quando Shemuel foi chamado ele não questionou, não duvidou, ele se colocou a disposição para obedecer e a partir desse momento iniciou o seu chamado como profeta do Eterno.

 

Agora vamos ver os chamados do Brit Chadashá.

Yeshua começou o seu ministério chamando alguns seguidores.

Andando à beira do mar da Galileia, Yeshua viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores.

E disse Yeshua: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". Mateus 4:18,19

Estes foram os primeiros de doze chamados para uma missão especial.

 

Mas aos poucos, à medida em que o número dos seguidores do Messias aumentava, a sua mensagem deixou claro que qualquer judeu que desse ouvidos à sua mensagem estava sendo chamado para sair do lugar-comum e assumir uma posição onde o seu chamado começava com o seu próprio testemunho de vida, onde, como costumo dizer, as nossas ações falam mais alto do que as nossas palavras.

 

Diferentemente do que vimos no período do Tanach, Yeshua agora estende um chamado a todos os seguidores, ainda que para alguns haja também chamados especiais.

"Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos". Mateus 22:14

Pode-se dar muitas interpretações a este texto, mas fica claro que Yeshua chama muitos, mas destes vários vão optar por serem “turistas da rede e água de coco”, mas outros vão ser chamados para uma missão especial.

 

Sobre esse propósito, temos uma descrição detalhada feita por Shaul;

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. Romanos 8:28-30

Ele conhece em quem pode investir com uma preparação espiritual para realizar alguma coisa.

 

O Eterno não chama ninguém para ficar ocioso, Ele dá os recursos para que se produza alguma coisa.

Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Yeshua o Messias, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.

Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus chamar". Atos 2:38,39

A atuação do Espírito de Deus ajuda muitos a serem capacitados no desempenho das atividades do Reino de Deus.

 

O chamado pode ser específico para algumas atividades que tem algum destaque, como por exemplo;

A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, confiança, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. 1 Coríntios 12:7-11

Esse chamado é claramente uma opção de Deus, só Ele pode definir quem será usado em um determinado ministério e qual dom será manifesto.

 

Alguns também serão escolhidos e chamados para outro tipo de atividade que requererá grandes responsabilidades, como;

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo do Messias seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude do Messias. Efésios 4:11-13

 

Mas nem todos os chamados terão uma incumbência que tenha algum destaque ou seja visível, muitos serão chamados para atividades ou ministérios que são muito importantes, mas haverá pouco reconhecimento entre os homens, mas os verdadeiros servos do Eterno o cumprirão sabendo que não o fazem para os homens, mas para aquele que os chamou.

 

Alguns que tenham uma visibilidade maior ainda precisam tomar muito cuidado para que a vaidade, o orgulho e a arrogância não os domine, o que causará graves prejuízos espirituais.

Alguns almejam cargos de destaque, não para servirem a Deus com valor, mas para serem vistos e admirados;

"E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mateus 6:5

"Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’. Mateus 23:5-7

Se você ainda não sabe se tem um chamado mais específico, não se preocupe, pois o Eterno tem o tempo certo para todas as coisas e não há como acelerar ou atrasar um chamado.

Saiba que cada vez que você dá o seu testemunho sobre o que você crê, você já está cumprindo o seu chamado.

 

Uma pessoa pode ter mais de um chamado ao longo da sua vida, então não pense que você terá uma vida monótona.

David teve um primeiro chamado como pastor de ovelhas e lá o Eterno realizou coisas importantes, como o inspirou para compor belas canções de adoração a Deus, foi capacitado a vencer feras que ameaçaram as ovelhas do rebanho, depois foi escolhido para tocar a arpa para acalmar o rei Shaul e por fim foi chamado para ser rei.

Então não preocupe se acha que o seu chamado está demorando ou se não tem nenhum chamado, quem ama ao Eterno sempre será chamado, e tem o detalhe também de que observamos que Ele nunca chama desocupados, todos os chamados tinham ocupações e responsabilidades de acordo com as Escrituras.

Disponha-se, o Eterno quer e vai usar a sua vida quando Ele quiser, onde Ele quiser e da forma que Ele quiser.

Quando o Eterno o chamar, responda “hineini”!


Escrito por

Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Compartilhe:


Leia também:

Como herdar a vida Eterna

Vai um cookie aí?

Nós utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Saiba Mais