Estudo sobre Romanos - Parte 09

08/08/2021
Por Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Nesta parte da carta, Shaul transmite orientações bastante espirituais, visando pessoas também espirituais;

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Romanos 12:1

É comum pessoas religiosas sinceras serem convencidas de que a fé é incompatível com a razão e a inteligência, mas Shaul nos ajuda a entender que não é bem assim.

Pelos padrões bíblicos a palavra sacrifício normalmente é associada à entrega de um animal para ser sacrificado, ou seja, imolado ou morto cerimonialmente. Mas também entendemos como sendo uma oferta de algo de valor para agradar ao nosso Deus.

Shaul usou essa ilustração, que era do conhecimento de todo povo antigo, para fazer uma comparação entre a entrega de algo morto, por algo vivo, nesse caso o próprio ofertante.

Como esse tipo de oferta não depende de rituais e atos visíveis, o sacrifício vivo é algo feito no íntimo da pessoa, sabendo que isso será visto pelo nosso Criador, então é algo que deve ser feito com entendimento, conscientemente e decididamente, precisamos pensar e planejar para realizar tal ato de adoração, ou seja, precisa-se racionalizar com inteligência para saber que tal oferta é aceita e valorizada pelo Eterno.

Isso não é algo feito pela emoção, pois a emoção não é racional, senão apenas algo ligado aos sentimentos. Por exemplo, pessoas ofertavam animais no templo apenas para se sentirem justificadas e de consciência leve, não se importando de fato se o Eterno aceitou ou não.

Yeshua já tinha falado sobre o assunto na Bessorá de João.

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". João 4:23,24

Entre os adoradores existentes, há uma espécie preferencial diante do Eterno, os que adoram em espírito (do seu interior brota convicção e o calor do Espírito) e em verdade (conhecimento do certo, de como o Eterno valoriza o que é real).


Então Shaul mostra como deve ser a nossa reação diante dos desafios deste mundo;

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Pessoas emocionais tendem a reagir diante das ofertas ou intimidações deste mundo de modo às vezes irracional, desejando apenas se defender de fortes emoções elas cedem à pressão para não serem confrontadas, não gostam de serem vistas como diferentes nem de serem contrariadas, então se adequam aos parâmetros do mundo.

Shaul nos desafia a usarmos a nossa mente para reagirmos e deixarmos que o Espírito de Deus nos transforme, e isso seja feito de forma racional, pensada e decidida, de outra forma não poderemos experimentar e comprovar a vontade de Deus.


Vejamos, Shaul era um homem que foi criado e vivia na elite social e cultural do povo hebreu, tinha acesso às maiores autoridades do seu povo, era destacado por sua capacidade intelectual e provavelmente era bajulado e respeitado pela plebe, tinha tudo que uma pessoa comum poderia desejar, então podemos imaginar que para ele escrever o que se segue só poderia ter sido feito por alguém transformado de mente e alma;

Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu. Romanos 12:3

Uma pessoa realmente inteligente e esclarecida nas Escrituras vai entender que o crescimento em importância de uma pessoa de acordo com o propósito do Eterno, não é da mesma forma como o mundo vê o crescimento de alguém na sociedade.

Yeshua ensinou aos seus discípulos sobre como deveriam ver este assunto;

Yeshua lhes disse: "Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores.

Mas, vocês não serão assim. Pelo contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa como o que serve.

Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve. Lucas 22:25-27

Entre o povo de Deus a pirâmide de autoridade é invertida, quanto mais importante for o cargo de alguém, mais ele deve servir os demais, assim em uma sinagoga messiânica o rabino é o que mais deve servir, pois é responsável diante do Eterno por todas as pessoas da congregação, a seguir vem os anciãos (zaquenim), que servem um número menor, depois os diáconos (shamashim) que servem ainda menos, e por fim toda a congregação que são servidos por todos, donde concluímos, o rabino serve a todos e os congregantes são todos servidos, quem é o maior? O que serve ou os que são servidos? Este é o exemplo que Yeshua nos deixou.

Então Shaul entendeu que devemos ter um conceito equilibrado sobre nós mesmos, pois não somos maiores do que ninguém, mas também não somos menores em importância diante do Eterno.


Partindo dessa premissa entendemos que o Eterno espera que cada um de nós se disponha a ser usado por Ele sem exaltação, assim;

Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também no Messias nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Romanos 12:4,5

O entendimento de Shaul é de que todos nós temos algo a fazer no corpo do Messias, e que a nossa função está diretamente conectada à função de outra pessoa, não sendo necessariamente uma função melhor ou mais importante do que a outra, mas todas conectadas entre si.


O enfoque de Shaul nesta carta é diferente do enfoque dado na primeira carta aos Coríntios onde se refere aos dons do Espírito Santo.

Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Romanos 12:6

Temos diferentes capacitações dadas pelo Eterno de acordo com os seus critérios, onde Ele avalia a dedicação, capacidade de se esforçar, capacidade de aprendizagem, caráter e coisas similares que definem o que Deus fará por meio daquela pessoa, então Ele dá a capacidade.

A palavra profetizar tem várias aplicações no grego original, dependemos do contexto para saber exatamente o que o escritor queria dizer com ela.

Há uma diferença entre o uso neste texto e o de outras passagens tais como I Coríntios 12.

No caso do texto de Romanos, profetizar tem o sentido de ser capacitado a entregar a mensagem da Palavra de Deus conforme a pessoa tem entendimento, é a capacitação para ser um pregador, palestrante ou expositor da Palavra do Eterno.


Existem qualidades que são comuns também entre as pessoas não identificadas com o servir ao Criador, são qualidades simplesmente humanas, mas na visão de Shaul, os filhos de Deus podem receber aptidões mais refinadas;

Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. Romanos 12:7,8

Dom é algo dado por Deus, concedido com um propósito especial.

Servir, ser útil, conveniente ou apropriado para determinado fim, muitas pessoas servem aos outros, mas o dom do Eterno orienta mais eficientemente essa atividade, então deve ser exercida com afinco.

Ensinar, transmitir conhecimento, muitos fazem isso na nossa sociedade, mas quando é dado como dom é uma capacidade de transmitir conhecimento e compreensão das coisas divinas.

Dar ânimo ou exortar, existem muitos conselheiros, mas aquele que Deus capacita fica mais afinado com a orientação do Eterno.

O que contribui, sabemos que existem muitos filantropos, geralmente pessoas que possuem mais recursos financeiros e que ofertam ou criam ONG’s para ajuda humanitária, não é incomum pessoas acharem que se dispenderam altas somas para fins assistenciais estarão agradando ao Eterno e receberão benefícios, mas os servos de Deus sabem que não se compra o favor divino com ofertas, mas quando são capacitados e orientados por Deus, contribuem não apenas para ajudar pessoas, mas também para o crescimento da obra do Eterno, e o fazem sem mesquinharias e sem esperar retorno ou gratidão.

Líderes são comuns, geralmente a liderança faz parte da personalidade de alguém, mas a liderança espiritual é revestida de outra natureza, pessoas normalmente sem liderança nata são capacitadas para exercer a atividade, como foi o caso de Moisés e muitos outros.

Misericórdia é algo que todos devem ter, mas algumas pessoas são capacitadas para exerce-la de forma mais eficiente e se alegram com a atividade de ajudar os mais necessitados.


Nestas considerações Shaul esclarece pontos importantes sobre o amor.

O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.

Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Romanos 12:9,10

Aqui a palavra “agápe” ("αγάπη") é usada, dando o sentido de um amor especial.

Este amor não é uma emoção ou sentimento espontâneo, mas um sentimento racional que se assume em obediência ao Eterno, aqui resolvemos amar de forma incondicional somente porque queremos amar, não esperamos aflorar algum sentimento.

Temos aqui uma orientação muito importante e reveladora, se amamos os nossos irmãos, devemos demonstrar-lhes respeito, se os honramos não nos colocamos acima deles. Se isso fosse uma realidade em todas as comunidades e com todos os irmãos, nunca veríamos contendas entre nós, jamais um irmão ofenderia o seu próximo e nunca teríamos desavenças de nenhum tipo.


Quanto à nossa vida particular de relacionamento com o Eterno;

Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Romanos 12:11,12

Ser zeloso implica em ser perseverante e cuidadoso, não se deixar vencer pelo desânimo, que certamente atinge a todos em algum momento.

O fervor no espírito é a prioridade que damos às coisas espirituais. Isso não desqualifica quem se esforça no conhecimento, estudo e faz análises para aprender mais sobre as suas áreas de interesse, ser fervoroso no espírito não implica em ser desligado dos eventos do mundo, ser isolado do mundo sem se importar com o que está acontecendo à sua volta, mas implica em conhecer essas coisas e mesmo assim priorizar os valores espirituais e manter um relacionamento com Deus que não se caracteriza por experiências subjetivas, ou seja, que não fica apenas na mente, não é imaginativa, mas que é prática e intensa em servir a Deus.

Quando nos alegramos na esperança, significa que realmente confiamos no cumprimento do que esperamos, essa confiança no fortalece para suportar as tribulações e nos motiva à oração.


Não é errado valorizarmos as nossas conquistas e nos alegrarmos com elas, é bíblico usufruirmos dos bens que conquistamos, mas não nos esqueçamos da recomendação de Shaul;

Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Romanos 12:13

Egoísmo é a supervalorização das conquistas e a ideia de que o nosso esforço serve apenas para prover o nosso bem estar.

É da vontade do Eterno que entendamos que nem todos conseguem vencer os seus desafios, alguns são vencidos pela incapacidade, outros por questões adversas e até mesmo por sabotagem e impedimento. Seja lá por que motivo seja, existem pessoas que passam privações e até mesmo correm risco de morrer, e jamais alguém poderá argumentar dizendo que isso não lhe diz respeito, principalmente entre o povo de Deus, Shaul expõe um princípio baseado nas instruções divinas onde devemos estender as nossas mãos para compartilhar o que possuímos com quem precisa.

Praticar a hospitalidade implica em se dispor a receber quem precisa de ajuda de alguma forma quanto à hospedagem. Podemos até estar sujeitos a abusos e desonestidade, mas isso não deve ser empecilho para fazermos o bem.


Eis um grande desafio à natureza humana;

Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Romanos 12:14

Se entendemos o que significa amor agápe, então entenderemos o que Shaul quis dizer neste texto. Parece antinatural desejar o bem para aquela pessoa que lhe quer o mal, Shaul não está dizendo que devemos trata-la como se fosse uma pessoa amiga, como se não houvesse nada de errado, ele diz somente que devemos orar para que Deus faça na vida dessa pessoa o que nós não podemos fazer, leva-la ao conhecimento do Eterno.

Mas, de qualquer forma, mesmo que essa pessoa não mude de atitude, jamais podemos amaldiçoar, pois de nossa boca só podemos abençoar, pois somente o Eterno pode amaldiçoar alguém.


Sobre o relacionamento com as pessoas;

Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram. Romanos 12:15

Não somente com os nossos irmãos na fé, mas também com todas as pessoas com quem nos relacionamos devemos ter a empatia, nos identificarmos com as emoções do nosso próximo.

Exulte com quem está alegre e conforte quem está triste.


Uma atitude racional;

Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Romanos 12:16

No nosso mundo, as pessoas galgam cargos com a sua competência e esforço e outros não desejam se esforçar para ir além, é assim que vivemos na sociedade, mas os filhos de Deus devem tomar cuidado para que os valores seculares não deformem a nossa consciência, uma pessoa que esteja socialmente acima de outras não devem entender que seja superior em valor, a superioridade aqui diz respeito a hierarquia que precisa existir entre nós, mas diante do Eterno o nosso valor fez com que o preço pago pelo nosso resgate da condenação do pecado fosse exatamente o mesmo que o de todos as outras pessoas.

O Eterno lhe deu sabedoria? Então saiba que ela lhe foi dada para melhor servir a Deus, ela não o torna invulnerável a errar, lembre-se de que nunca houve e nem haverá ninguém mais sábio do que o rei Salomão, mas isso não impediu que ele pecasse e sofresse as consequências de seus erros.


Shaul faz um alerta para nós não retrocedermos;

Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.

Façam todo o possível para viver em paz com todos. Romanos 12:17,18

Alguém lhe fez algum mal? Entenda, retribuir na mesma moeda o nivela ao mesmo nível da maldade, mas não significa que devamos ser passivos e aceitar o mal sem nenhuma reação como se concordássemos com o mal, não é isso que Shaul diz, ele diz que devemos agir de forma correta de acordo com a justiça de Deus e dos homens. Se diante de Deus os pecados tem consequências, diante dos homens também há.

Deve-se ser calmo e responsável com as nossas reações, pondere sobre a situação e então aja de forma justa e correta para anular o mal. Cada situação requererá atitudes distintas, devemos ser sábios para que a paz seja alcançada entre todos.

Caso não seja possível viver em paz com todos, que isso não seja por causa de você.


Shaul nos dá uma maravilhosa estratégia para vencermos o mal;

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.

Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". Romanos 12:19,20

Sejamos lúcidos, quem se vinga tende a querer retribuir com maior intensidade a agressão recebida, isso seria injusto e no final a consciência ficaria pesada e de nada valeria a vingança. Quem então pode vingar de forma justa? Só aquele que é justo por natureza, o Eterno.

Shaul citou a Torá no texto;

A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles." Deuteronômio 32:35

Não é uma questão pessoal com o agressor, o problema não é simplesmente o fato de alguém ter prejudicado a você, mas a maldade feita é uma transgressão contra o Criador, e somente Ele irá cobrar de cada um, a menos que haja arrependimento e conversão de vida, e nesse caso, você também não se alegraria?

Então mostre ao mundo que você é uma nova criatura, aja diferente, se o seu agressor precisar de ajuda, ajude. Todos saberão que Deus fez diferença na sua vida.


Eis o grande segredo que Shaul descobriu na Torá;

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Romanos 12:21

Quem é nascido de novo é diferente do mundo, surpreende o mundo e dá testemunho ao mundo. Yeshua nos faz novas criaturas pela sua morte no madeiro.

Escrito por

Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Compartilhe:


Leia também:

Os Patriarcas: Abraão

Vai um cookie aí?

Nós utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Saiba Mais