Estudo sobre Romanos - Parte 08

01/08/2021
Por Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Shaul agora, no capítulo 11, define pontos importantíssimos sobre a teologia messiânica, pontos que deveriam ter sido bem compreendidos desde o princípio, mas que sofreram deturpações ao longo do tempo.

Já começa esclarecendo sobre a situação de Israel a despeito de tantos pontos negativos que se possa alegar contra o povo escolhido;

Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma! Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim.

Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme diz a Escritura? Romanos 11:1,2

Shaul, nos capítulos anteriores, vinha apresentando a vulnerabilidade de Israel ao longo do tempo desde a época da entrega da Torá. Alguns intérpretes, menos esclarecidos, tem apresentado a descendência de Abraão como um povo duro e resistente à revelação da vontade do Eterno, o que infelizmente não deixam de ter alguma razão, pois até Estêvão fala a respeito disso em Atos 7.51 quando diz;

Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido: vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.

A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;

Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes. Atos 7:51-53

Mas a questão é, existiu alguma outra nação que fosse diferente? Até mesmo nos nossos dias com toda a pregação da verdade que há no mundo, poderíamos indicar alguma outra nação que não se enquadre como indiferente ao Eterno?

Se reconhecemos que todas as nações sempre foram afastadas da verdade da Torá, Israel como povo não se distingue dos demais povos. Por isso Yeshua ordenou; E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem as Boas Novas a todas as pessoas. Marcos 16:15.

É injusto acusar os judeus de serem mais ímpios do que as outras nações.

Apesar de tudo isso, Israel continua sendo alvo da atenção do Eterno devido ao compromisso assumido através das suas promessas, então Ele não rejeitou o povo que Ele mesmo elegeu, caso contrário não identificaríamos tantos judeus que reconheceram e reconhecem Yeshua como o verdadeiro Messias e Salvador, nem mesmo Shaul teria sido alcançado pela misericórdia de Deus e também nenhum dos demais apóstolos o teria conhecido!


Entendendo que o Eterno tem um propósito com os hebreus, Shaul comentou sobre a passagem onde o profeta Elias disse sobre Israel o seguinte;

"Senhor, mataram os teus profetas e derrubaram os teus altares; sou o único que sobrou, e agora estão procurando matar-me".

E qual foi a resposta divina? "Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal".

Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. Romanos 11:3-5

À primeira vista, Elias chegou a pensar que ele era o único judeu a ser fiel ao Eterno naquele momento, mas a revelação divina o fez saber que o que nós pensamos, ou “achamos”, nem sempre está com a verdade.

Nunca houve um tempo em que não houvessem judeus fieis ao Criador, desde Abraão até hoje.

Mas alguém poderia contestar; - Eram poucos?!

A minha resposta; - O que significa poucos para o Eterno? Talvez tenhamos uma ideia desse montante quando Abrão debatia com Deus sobre a destruição de Sodoma; ... Então Abraão disse ainda: "Não te ires, Senhor, mas permite-me falar só mais uma vez. E se apenas dez forem encontrados? " Ele respondeu: "Por amor aos dez não a destruirei". Gênesis 18:32

Tenho certeza de que sempre houve mais de dez judeus que amaram ao Senhor com sinceridade em todos os tempos.

A palavra “remanescentes” torna-se uma palavra chave para entendermos agora o plano de Deus.


A expressão “escolhido pela graça” acima, é explicada agora nos próximos versos;

E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça.

Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos, como está escrito: "Deus lhes deu um espírito de atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje". Romanos 11:6-8

O remanescente é uma comunidade de pessoas sinceras com o Eterno que por ser conhecida pela onisciência de Deus, é escolhida pela boa vontade do Criador para fazer parte de um corpo especial.

Entendo que esse corpo é formado tanto por judeus como por gentios, pois esse remanescente é sobre todos os povos;

Um remanescente voltará, sim, o remanescente de Jacó voltará para o Deus Poderoso. Isaías 10:21

Shimom nos expôs como Deus, no princípio, voltou-se para os gentios a fim de reunir dentre as nações um povo para o seu nome. Atos 15:14

Assim entendo que os remanescentes de judeus e gentios, tal como vimos em “Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, Romanos 10:12” formarão o chamado corpo do messias como veremos mais à frente.

Mas os demais, devido à indecisão e à rejeição pura e simples, serão endurecidos sem poderem ver ou ouvir o Ruach. Devemos atentar seriamente nisso, pois levando em conta que na nossa sociedade valorizamos colocações de sábios filósofos como Platão, Sócrates, Aristóteles, etc. e sabemos que não foram inspirados pelo Ruach, mas somente foram pessoas inteligentes que viam valores na mente humana e encontraram alguma verdade em suas meditações, assim um filósofo judeu (muitas vezes chamado de sábio) também pode ter entendimentos sobre a vida mesmo sem ser inspirado pelo Ruach, portanto não é racional para um messiânico que sabe o que é viver sob a inspiração divina, venerar e ter em alto grau de estima espiritual os chamados “sábios” mas que negaram ou negam que Yeshua é o Messias e Salvador, pois só por negá-lo já são minimizados como sábios.


Com uma citação do Salmo 69 Shaul diz;

E Davi diz: "Que a mesa deles se transforme em laço e armadilha, pedra de tropeço e retribuição para eles.

Escureçam-se os seus olhos, para que não consigam ver, e suas costas fiquem encurvadas para sempre". Romanos 11:9,10

Mesa, neste contexto conforme a cultura na época de David, se refere a um grupo de pessoas que se sentam à mesa para comer e conversar, eventualmente trocando ideias. David deseja que essas pessoas se confundam, se desentendam e não entrem em acordo, ficando confundidos para sempre.

Então Shaul considera que isso se aplica à liderança judaica de sua época, pois não somente rejeitaram Yeshua como Messias, como também perseguiram os messiânicos de uma forma que ele sabia muito bem como era, estavam com os olhos escurecidos para não verem.


Seria essa pena algo permanente e definitivo? Shaul responde;

Novamente pergunto: Acaso tropeçaram para que ficassem caídos? De maneira nenhuma! Ao contrário, por causa da transgressão deles, veio salvação para os gentios, para provocar ciúme em Israel. Romanos 11:11

O projeto do Eterno jamais poderia ter sido idealizado por um homem, o plano é tão perfeito que fica difícil ser compreendido sem a revelação divina.

Deus já sabia de toda a reação que haveria por parte da elite religiosa, essa reação fez com que os messiânicos fossem forçados a sair de Jerusalém e levassem as Boas Novas (Brit Chadashá) para além das fronteiras da terra de Israel. Lá os gentios tiveram a oportunidade de conhecer e crer sobre a salvação de Yeshua que estava predita na Torá, o que causou assombro por parte dos próprios messiânicos no começo da sua diáspora.

O pecado dessa elite religiosa levou os gentios a viverem uma experiência com o Eterno e o seu Ruach de tal monta, que deixou até os próprios apóstolos surpresos. Então o que pensariam os outros judeus que procuravam a sua própria justiça sem encontrar respaldo na Torá?

A ideia é de que eles ficassem com ciúmes pensando; - Como é que eles conseguiram isso e nós não?


Vai ficar por isso mesmo? De maneira nenhuma, segundo Shaul;

Mas se a transgressão deles significa riqueza para o mundo, e o seu fracasso, riqueza para os gentios, quanto mais significará a sua plenitude!

Estou falando a vocês, gentios. Visto que sou apóstolo para os gentios, exalto o meu ministério, na esperança de que de alguma forma possa provocar ciúme em meu próprio povo e salvar alguns deles. Romanos 11:12-14

Cumpriu-se agora a palavra de Gênesis 12.3 quando diz ... “e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados.

Obviamente, que a bênção não era só para os gentios, Israel tem até preferência, tanto que foi o primeiro a receber a mensagem de Yeshua, mas sem a transgressão dos judeus nada disso ocorreria, mas a bênção dos gentios se tornaria a forma de Israel voltar para o Eterno e assim, com o povo judeu sendo abençoado com a sua verdadeira teshuvá (seu retorno ao Criador), sua bênção sobre o mundo seria maior ainda.


Confirmando a ideia;

Pois se a rejeição deles é a reconciliação do mundo, o que será a sua aceitação, senão vida dentre os mortos?

Se é santa a parte da massa que é oferecida como primeiros frutos, toda a massa também o é; se a raiz é santa, os ramos também o serão. Romanos 11:15,16

Shaul avalia a importância de Israel no contexto da divulgação da revelação de Yeshua se for pela inspiração divina, a compreensão da Torá pela ótica do povo judeu em comunhão com o Eterno será ímpar.

Disso podemos depreender facilmente ao analisarmos o ministério de todos os primeiros enviados por parte de Yeshua, todos eram judeus, e os líderes gentios só foram surgir muito tempo depois. Foram esses judeus que escreveram a literatura na Nova Aliança, foram eles que lideraram e pastorearam as primeiras comunidades messiânicas, e somente depois de muito tempo as comunidades gentílicas começara a se tornar autônomas.

Com o passar dos anos, a liderança judaica começou a desaparecer e foi substituída por uma liderança gentílica, mas essa agora, ainda que bem instruída na doutrina messiânica, era formada por pessoas sem a vivência da cultura judaica vivenciada na Torá.

Durante muitos séculos o Eterno usou essas pessoas que eram sinceras, para levar à frente a mensagem de salvação através do sacrifício de Yeshua a muitos milhões de pessoas que sem essa mensagem estariam perdidas eternamente, mesmo que a sua mensagem fosse incompleta em alguns pontos, ela era o suficiente para que multidões encontrassem o caminho para a reconciliação com o Criador e assim pudessem ser declarados Filhos de Deus.

Não foi uma trajetória sem sofrimento, sem dor, sem quedas e sem lutas, mas foi uma trajetória administrada pelo próprio Criador para que a sua Palavra nunca fosse destruída e nem apagada da mente do ser humano por muitos séculos.

Os pioneiros judeus que eram a massa santa, transferiu santidade a muitos gentios, e a raiz santa (que equivocadamente tem sido interpretada como sendo Israel) também trás santidade a todos os ramos, no caso os messiânicos salvos por Yeshua.


Vamos deixar mais claro ainda;

Se alguns ramos foram cortados, e você, sendo oliveira brava, foi enxertado entre os outros e agora participa da seiva que vem da raiz da oliveira, não se glorie contra esses ramos. Se o fizer, saiba que não é você quem sustenta a raiz, mas a raiz a você. Romanos 11:17,18

Esses ramos originais são os judeus, eles foram cortados do quê? Da herança de Jacó? Ou da comunhão com o Eterno?

Em nenhum texto está escrito que um judeu que não seja religioso ou espiritual será desligado da sua identidade, ele continua judeu mesmo se for ateu.

Existe uma oliveira que tem uma raiz que produz seiva para sustentar os ramos e alguns ramos foram cortados. Cortados da comunhão, ou da presença do Eterno, então essa oliveira não é o corpo de Abraão, então os ramos da oliveira brava ao serem enxertados não se tornam judeus ou são enxertados na descendência de Abraão, são enxertados no corpo do Messias, ou seja, passam a fazer parte do mesmo corpo que os judeus fiéis fazem, o corpo da união e vida com o Criador, a mesma seiva.


Agora o cérebro não alinhado com o padrão do Eterno questionará;

Então você dirá: "Os ramos foram cortados, para que eu fosse enxertado".

Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema.

Pois se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você. Romanos 11:19-21

Algumas pessoas imaginam que todos os ramos originais, ou seja, os judeus do presente na Igreja, foram cortados e os gentios cristãos foram enxertados no seu lugar e arrogantemente dizem, “- Tomamos o lugar dos judeus e eles foram descartados.”

Infelizmente esse pensamento permeia o meio cristão desde os primeiros séculos da Era Comum, alguns dos chamados “pais da Igreja” difundiram esse pensamento totalmente equivocado.

Mas pense no que disse Shaul, os ramos cortados foram “alguns” ramos cortados e que os que foram cortados o foram porque eram incrédulos, e que os gentios foram enxertados porque permanecem na confiança, mas se esses mesmos gentios passarem a não crer, serão cortados com a mesma facilidade, portanto não há motivo de orgulho para ninguém, apenas permaneçam humildes diante da majestade do Criador.


Duas coisas a considerar sempre;

Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.

E quanto a eles, se não continuarem na incredulidade, serão enxertados, pois Deus é capaz de enxertá-los outra vez.

Afinal de contas, se você foi cortado de uma oliveira brava por natureza e, de maneira antinatural, foi enxertado numa oliveira cultivada, quanto mais serão enxertados os ramos naturais em sua própria oliveira? Romanos 11:22-24

Tem muita gente que crê em Deus, mas só deseja considerar a bondade como se Deus fosse um velhinho com coração de vovô que só quer paparicar os netinhos. Isso não corresponde à verdade!

A severidade do Eterno está associada à bondade pois Ele é justo de forma perfeita.

Tanto Ele pode cortar um gentio que fora enxertado se faltar a credibilidade, como pode reintegrar um ramo que fora cortado anteriormente caso se arrependa e passe a confiar.


Agora mais um ponto gerador de interpretações;

Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.

E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: "Virá de Sião o redentor que desviará de Jacó a impiedade.

E esta é a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados". Romanos 11:25-27

Este texto tem paralelismo com o que encontramos em Luca 21.24

Cairão pela espada e serão levados como prisioneiros para todas as nações. Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos deles se cumpram. Lucas 21:24

Existe um mistério entre o que disse Yeshua e o que Shaul relata, o assunto é a “plenitude dos gentios”.

Yeshua disse que Jerusalém seria pisada pelos gentios até que os tempos deles se cumpram, e Shaul disse que o endurecimento dos judeus duraria até que se atingisse a plenitude dos gentios.

Sabemos que Jerusalém caiu para o controle e governo dos gentios quando o General Tito, filho do imperador Vespasiano, conquistou a cidade eliminando toda e qualquer revolta, e expulsando os habitantes judeus, sendo assim pisada pelos gentios desde o ano 70EC.

Já o endurecimento, veio em parte aos judeus progressivamente nos anos que se seguiram após a dispersão pela perseguição romana.

O controle a cidade de Jerusalém passou por governo gentílico de mão em mão por séculos, bem como a maioria dos judeus mantinha grande resistência quanto à revelação do seu próprio Messias.

Depois de quase vinte séculos, no período de restabelecimento de Israel à sua terra, em 1967 ocorre algo realmente marcante, ao final da Guerra dos Seis Dias os soldados paraquedistas judeus libertam Jerusalém da dominação gentílica expulsando o exército jordaniano da cidade e a seguir empossam o primeiro governante judeu na cidade unificada desde o ano 70, foi o prefeito Teddy Kollek.

Para associarmos estes eventos com o que Shaul disse, foi observado que depois da data de 1967, um número crescente de judeus passaram a receber Yeshua como Messias e Salvador, culminando com a organização e o crescimento do que veio a ser chamado “Movimento Judaico Messiânico”. Sendo este o caminho para a salvação de todo Israel.

E o que significa então que os gentios chegaram à sua plenitude?

Podemos entender que a ordem de Yeshua de levar-se as Boas Novas aos quatro cantos da terra já estava cumprida, pois podemos dizer que de alguma forma o evangelismo levou o conhecimento da Bíblia em todas as nações, de forma direta ou não. Isso não significa que o trabalho cessou, mas significa que o espaço foi alcançado, mas o número dos salvos ainda não foi alcançado.

Sobre a salvação dos judeus, observamos que é um processo gradativo quando o número de judeus messiânicos cresce paulatinamente em todo o mundo, com a sua influência alcançando até mesmo a Igreja já estabelecida.

O judaísmo messiânico crescerá muito ainda, a ponto de influenciar uma parcela tão grande da comunidade judaica que ela será identificada como messiânica, a assim se entenderá como “todo” Israel será salvo.

É muito comum usar-se a palavra “todo” como indicativo de uma grande parcela representativa de algo. Da mesma forma que hoje usamos a expressão “todo mundo faz tal coisa” mesmo sabendo que realmente existem pessoas que não o fazem, queremos assim dizer que muitos o fazem. Nos tempos bíblicos também se usava essa forma de dizer, e podemos afirmar que Shaul quis dizer que todos os judeus do povo de Israel redimidos que tinham que ser alcançados o foram.


Resumindo este tópico;

Quanto ao evangelho, eles são inimigos por causa de vocês; mas quanto à eleição, são amados por causa dos patriarcas, pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.

Assim como vocês, que antes eram desobedientes a Deus, mas agora receberam misericórdia, graças à desobediência deles, assim também agora eles se tornaram desobedientes, a fim de que também recebam agora misericórdia, graças à misericórdia de Deus para com vocês.

Pois Deus colocou todos sob a desobediência, para exercer misericórdia para com todos. Romanos 11:28-32

Dito aos gentios, fica esclarecido que os judeus não alcançados pelas Boas Novas são inimigos como os gentios não crentes também o são, mas por causa da escolha de Israel como nação especial, o Eterno terá sempre um propósito e atenção especiais porque existem promessas a serem cumpridas.

Se os gentios com os seus deuses e idolatrias puderam receber misericórdia, assim também os judeus que pela desobediência ficaram do outro lado agora podem experimentar a mesma compaixão.


É um plano complexo e estranho à nossa compreensão, mas;

Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!

"Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? "

"Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? "

Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém. Romanos 11:33-36

Como Shaul devemos reconhecer a profundidade dos atributos de Deus e o quanto está fora da nossa capacidade idealizarmos algo igual. Ele é autossuficiente e não precisa de sugestões de ninguém. Ele é Deus.

Escrito por

Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Compartilhe:


Leia também:

O pecado do mundo

Vai um cookie aí?

Nós utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Saiba Mais