Estudo sobre Romanos - Parte 07

30/07/2021
Por Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Shaul escreveu esta parte da sua carta com emoção e racionalidade.

Emoção pelo amor e desejo de salvação aos perdidos, e racionalidade em compreender a real situação dos israelitas religiosos.

Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos.

Pois posso testemunhar que eles têm zelo por Deus, mas o seu zelo não se baseia no conhecimento. Romanos 10:1,2

Ao escrever este texto, ele demonstrou que verdadeiramente era um homem nascido de novo, ele via os seus antigos parceiros de religião, seus antigos líderes no sinédrio e até os antigos companheiros de estudo da Torá, como eles de fato eram, rebeldes à voz de Deus como ele mesmo fora. Sendo assim, lhe pesava no coração saber que eles todos eram convictos de que faziam a vontade do Eterno, mas segundo os seus próprios olhos e não segundo a revelação divina.

Foram os amigos e as pessoas por quem ele tinha em alta conta que agora lhe tinham virado as costas e o viam como traidor e inimigo. Ele entendia os motivos e isso lhe pesava o coração.


Até hoje, mesmo no meio messiânico, muitos relutam em aceitar o que Shaul prontamente entendeu e esclareceu.

Porquanto, ignorando a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se submeteram à justiça de Deus.

Porque o objetivo da Torá é o Messias, para a justificação de todo o que crê. Romanos 10:3,4

Por experiência própria ele sabia que o que era ensinado no meio judaico, constantemente ultrapassava os limites da revelação da Torá, já na sua época muita coisa que era ensinada pelos “mestres” e “sábios” era somente opinião de homens, e não a revelação do Eterno. A justiça era executada muitas vezes baseada nessas tradições, em detrimento do prescrito na Torá do Criador.

Falavam sobre o Messias, mas focando na sua qualidade de libertador do jugo romano ou de qualquer outro opressor, não o apresentavam como o redentor para justificação da nossa alma, mesmo porque não se consideravam pecadores.

Veja a reação dessa gente quando um cego que fora curado por Yeshua foi convocado pelos perushim (fariseus) para prestar esclarecimentos e ele disse que Yeshua era um homem de Deus;

Diante disso, eles responderam: "Você nasceu cheio de pecado; como tem a ousadia de nos ensinar? " E o expulsaram. João 9:34

Eram arrogantes por acharem que conheciam a Torá e a sua interpretação, mas o seu julgamento era totalmente falho.

Ao rejeitarem Yeshua como Messias estavam demolindo toda a sua cultura.


Nos próximos versos precisamos fugir um pouco das interpretações mais comuns que encontramos por parte de alguns intérpretes do texto a seguir;

Moisés descreve desta forma a justiça que vem da Torá: "O homem que fizer estas coisas viverá por meio delas".

Mas a justiça que vem da confiança diz: "Não diga em seu coração: ‘Quem subirá ao céu?’ isto é, para fazer o Messias descer ou ‘Quem descerá ao abismo?’ " isto é, para fazer subir o Messias dentre os mortos.  Romanos 10:5-7

No verso 5 Shaul cita o texto de Levítico 18.5, onde reafirma o que diz o Eterno de que o homem que cumprir os estatutos e os juízos receberá vida por eles (não que viveria uma servidão opressora), e nos versos 6 e 7 ele não desfaz a alegação do anterior, mas o reforça no sentido de que o Messias apresentou a justiça como sendo recebida da mesma que na Torá.

Baseado no Comentário de David Stern, o verso 6 começa com uma palavra grega δε (de), que é uma conjunção que fica melhor traduzida como “Além disso” ao invés de “Mas”, porque se entendermos o texto como sendo uma condição de anulação da Lei como alguns entendem, perderá o sentido da afirmação de Yeshua em Mateus 5.17, quando diz que Ele não veio abolir o TANACH.

Então entendemos que Shaul quis dizer que a confiança (ou fé) para cumprir Levítico 18 é a mesma ensinada por Yeshua em seus ensinos, que mesmo no TANACH é necessária a fé que tanto ouvimos falar e não o cumprimento legalista combatido por Shaul.


O que a justiça diz?

Mas o que ela diz? "A palavra está perto de você; está em sua boca e em seu coração", isto é, a palavra da confiança que estamos proclamando: Romanos 10:8

A justiça proclamada desde Moshé é aquela que está ao nosso alcance e anunciamos ainda hoje.


Está realmente ao nosso alcance? Responde Shaul;

Se você confessar com a sua boca que Yeshua é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.

Como diz a Escritura: "Todo o que nele confia jamais será envergonhado". Romanos 10:9-11

A salvação pessoal é dependente de duas ações da nossa parte, a primeira é acreditar, pois crer é uma ação consciente, demanda pensar, concluir e decidir. A inteligência participa disso.

Quando se crê cumpre-se a justiça, pois nenhuma ação da parte do Eterno será válida para justificação sem que se creia, Ele não aceita de outra forma.

A segunda ação é confessar, tornar público, admitir diante de todos que Yeshua faz parte da sua vida e nunca se envergonhar disso, mesmo diante de afrontas, acusações ou humilhações.


O projeto do Eterno está claramente definido em Gênesis 12.3b, quando na palavra de Deus está declarada que da descendência de Abraão viria aquele que seria bênção para todas as nações, então Shaul diz;

Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". Romanos 10:12,13

O texto do profeta Joel 3.25 ou 2.32 na Bíblia cristã, referido por Shaul, deixa claro que os chamados pelo Eterno, aqui esclarecido que envolve todos os homens, serão movidos a buscar a presença de Deus e serão atendidos sem distinção.


Shaul racionalizou agora de uma lógica inegável;

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?

E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!" Romanos 10:14,15

Coloca-se agora a responsabilidade da execução do propósito do Criador nas mãos do próprio homem.

Diferente do que algumas pessoas possam pensar, não é Deus, nem os anjos e nem nenhum outro ser quem anunciará o que Yeshua nos ensinou para levarmos aos povos deste mundo.

O Eterno nunca falou diretamente a nenhum grupo de pessoas, senão somente revelou a sua instrução a alguns escolhidos, através de quem, após a devida preparação, a mensagem foi transmitida ao mundo.

Observemos alguns casos de revelação direta ao homem tais como Moisés, os apóstolos e Shaul.

Moisés recebeu as palavras diretamente do Eterno, ele repassou todo o conteúdo para Arão, Josué e alguns líderes mais próximos, esses por sua vez passaram a Torá para todo o povo hebreu geração após geração sem nenhuma necessidade de atuação sobrenatural sobre isso, ou seja, as pessoas escreviam as cópias das Escrituras e elas eram repassadas tanto nas pregações dos sacerdotes e rabinos quanto eram copiadas ao longo dos milênios de homem para homem.

Os apóstolos ouviam as palavras do Messias Yeshua diretamente e foram preparados para levar mensagem das Boas Novas por eles mesmos após a retirada física do Mestre. Foram as suas mensagens que tem sido perpetuadas por quase dois mil anos e continuam a ser divulgadas de pessoa para pessoa.

No caso de Shaul, vemos que ele mesmo não recebeu a mensagem diretamente do Eterno, mas quando estava a caminho de Damasco teve uma manifestação sobrenatural com o Messias quando foi orientado a receber a mensagem por outra pessoa, ele não conviveu com Yeshua em vida nem ouviu a suas pregações, mas um dos seus discípulos, no caso Ananias, foi enviado para lhe falar sobre a doutrina messiânica que havia aprendido e por sua vez Shaul continuou a mesma atividade do discípulo.

Imagine se essas pessoas, após receberem a revelação do Ruach tivessem ficado inertes aguardando que o Criador fizesse todo o trabalho! Certamente nós hoje não saberíamos nada sobre a salvação por Yeshua, é necessária a participação de todos os salvos atuando na divulgação da salvação de pessoa a pessoa, sejam líderes ou não.

Por isso Shaul citou o texto de Isaías 52.7, valorizando a atividade dos que anunciam boas novas.


Inteligentemente, Shaul entendeu bem a revelação que muitos até hoje não assimilaram bem;

No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: "Senhor, quem creu em nossa mensagem?"

Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra do Messias. Romanos 10:16,17

Sabemos pelos registros bíblicos e históricos, que uma grande parcela dos judeus rejeitou a mensagem anunciada pelos messiânicos sobre Yeshua ser o Messias esperado e que isso estava previsto e anunciado pelo profeta Isaías. Mas vamos em frente com o estudo.


Nos próximos versos ele continua a reflexão;

Mas eu pergunto: Eles não a ouviram? Claro que sim: "A sua voz ressoou por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo".

Novamente pergunto: Será que Israel não entendeu? Moisés foi o primeiro que disse: "Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; eu os provocarei à ira por meio de um povo sem entendimento". Romanos 10:18,19

Uma porção significativa de judeus creu na mensagem de Yeshua, mas outra parte também significativa o rejeitou, mesmo tendo ouvido o testemunho dos que creram. Mas isso não significa uma falha ou derrota dos messiânicos, isso está dentro da administração universal do nosso Criador, pois Ele sabe todas as coisas e as coordena.

Aqui entram os gentios na equação do plano perfeito de Deus. A rejeição oficial das autoridades judaicas que levou muitos a tomarem a mesma posição, predispôs os hebreus a serem provocados pela experiência de profunda comunhão com o Eterno alcançada por aquelas pessoas desprestigiadas que aos olhos judaicos nunca poderiam se aproximar da verdadeira compreensão da Torá, muito menos serem mais felizes, terem paz e saberem mais sobre a revelação divina do que aqueles que, conforme disse Shaul, “...Deles é a adoção de filhos; deles é a glória divina, as alianças, a concessão da lei, a adoração no templo e as promessas. Romanos 9:4”, então, se os judeus não messiânicos virem os gentios nessa condição, serão levados a sentirem ciúmes, porque com toda dedicação e esforço em cumprir a sua religião eles não conseguem alcançar o mesmo nível de experiência. Imaginem pensamentos tais como “- Como que um povo que naturalmente é associado à idolatria, ao paganismo e à ignorância sobre as alianças da Torá poderia alcançar o que nós, os guardiões da Torá e das tradições não conseguimos com muito esforço!”, ou então “- Como um povo que não é chamado povo de Deus pode ter mais do poder de Deus do que aquele que a milênios é conhecido como povo de Deus?


Isaías responde, segundo Shaul;

E Isaías diz ousadamente: "Fui achado por aqueles que não me procuravam; revelei-me àqueles que não perguntavam por mim".

Mas a respeito de Israel, ele diz: "O tempo todo estendi as mãos a um povo desobediente e rebelde". Romanos 10:20,21

A quase dois mil e setecentos anos atrás Isaías recebia esta palavra do Eterno, e até mesmo por causa dela algumas pessoas de origem gentílica, ainda no começo do crescimento da comunidade messiânica, tiveram uma equivocada ideia de que “os judeus rejeitaram o Messias Yeshua e os gentios assumiram o seu lugar”. A isso chamamos de “teologia da substituição”, mas não é isso o que Shaul está explicando.

Vamos ver mais detalhes sobre o plano do Eterno no próximo estudo sobre Romanos no capítulo 11.


Escrito por

Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Compartilhe:


Leia também:

Gálatas, uma carta incompreendida - Parte 01

Vai um cookie aí?

Nós utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Saiba Mais