Estudo sobre Romanos - Parte 01

18/06/2021
Por Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Shaul escreveu a carta aos Romanos entre os anos de 56 a 59 de EC.

Muitos anos já se passaram desde que ele havia tido o encontro com Yeshua a caminho de Damasco, e quanto mais tempo decorrido, mais experiência acumulada, mais revelações da parte do Eterno, mais momentos de oração e mais entendimento da natureza do Criador e conhecimento dos seus propósitos.

Esta carta é considerada a mais importante das considerações messiânicas da nossa era.

Muita revelação do Ruach permeou a sua pena com destino ao nosso espírito.


Comecemos pelas primeiras linhas da carta.

Paulo, servo de Yeshua o Messias, chamado para ser apóstolo, separado para as boas novas de Deus, as quais foram prometidas por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas, acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi, e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor. Romanos 1:1-4

Daqui podemos já extrair algo para pensarmos.

Shaul deixa muito clara a sua convicção sobre a natureza divina de Yeshua, primeiro por se submeter como servo (não se faz servo de mortos), reconhece o serviço de enviado como algo de subordinação para trabalhar arduamente para proclamar que as boas novas prometidas se cumpriram.


Entendeu que o “Filho do Homem” significava que sendo gerado no ventre de uma mulher o conectava a uma linhagem importante que se ligava ao rei David por laços familiares (não por DNA), que era através do esposo da sua genitora, oficialmente, seu pai humano.

Também Shaul entendeu que Yeshua era reconhecido como “Filho de Deus”, porque tudo o que envolvia a parte não material do Messias, como a sua concepção sem participação humana, seu propósito (ou missão), seu exemplo de vida, suas mensagens, os milagres, sua morte e ressurreição eram coisas ligadas ao poder do Espírito de Santidade, algo que não era fácil de entender sem a revelação divina, então de fato, o Criador era o seu Pai.

Conforme está escrito no “Comentário Judaico do Novo Testamento” de David Stern, ‘Embora Deus seja, de certo modo, pai de todos e, de um modo mais íntimo, do povo de Israel; Depois diga ao faraó que assim diz o Senhor: Israel é o meu primeiro filho, Êxodo 4:22

Ele é pai, neste sentido único, somente de Yeshua; Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, Romanos 8:3’


A seguir ele identifica os destinatários da carta.

Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

E vocês também estão entre os chamados para pertencerem a Yeshua o Messias. Romanos 1:5,6

Ele identificou a comunidade Messiânica de Roma com as pessoas com quem ele se identificava, ou seja, ele não fundou a comunidade de Roma, mas para ele não fazia diferença, o que importava é o fato de serem eles propriedade de Yeshua.


A saudação continua.

A todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Yeshua o Messias.

Antes de tudo, sou grato a meu Deus, mediante Yeshua o Messias, por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm. Romanos 1:7,8

Mesmo sem nunca ter pisado em Roma até aqueles dias, ele se identificava com aquela comunidade e já tinha ouvido falar sobre eles.


Eis uma demonstração de como deve ser a identificação entre os filhos de Deus, mesmo sem nunca os ter visto parecia que eram chegados a muito tempo, só pelos testemunhos ele já os imaginava cheios do Ruach.

Deus, a quem sirvo de todo o coração pregando o evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como sempre me lembro de vocês em minhas orações; e peço que agora, finalmente, pela vontade de Deus, seja-me aberto o caminho para que eu possa visitá-los.

Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé. Romanos 1:9-12

Shaul não imaginava que a maneira como ele os visitaria não seria da forma como ele planejava, mas que ele iria preso para ser julgado por César.


Percebe-se que Shaul não tinha preconceitos com as comunidades gentias, o seu comportamento era indistinto, fossem fieis judeus ou goim.

Quero que vocês saibam, irmãos, que muitas vezes planejei visitá-los, mas fui impedido de fazê-lo até agora. Meu propósito é colher algum fruto entre vocês, assim como tenho colhido entre os demais gentios.

Sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.

Por isso estou disposto a pregar o evangelho também a vocês que estão em Roma. Romanos 1:13-15

Considerando a sua rígida formação farisaica, onde os gentios eram rigorosamente discriminados, a maneira como o emissário agia era admirável, e hoje gente saída da Igreja tem preconceito com a própria Igreja a menos que seja judaizada.


Aqui temos uma das mais importantes frases que mostram o espírito que estava no shaliach.

Não me envergonho das boas novas, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego.

Porque nas boas novas é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". Romanos 1:16,17


Agora Shaul começa a mostrar a natureza humana, como é reprovável, como não conhece ao Criador, como está caída.

Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.
Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Romanos 1:18-21


Shaul comentou o que ele via na sua época, mas se pudesse viajar no tempo e visse como é a humanidade hoje diria; - Não mudou nada!

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.

Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si.

Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Romanos 1:22-25

O seu modelo era o invasor romano, com seus deuses, sua devassidão, sua corrupção e imoralidade. O que mudou?


Cumprindo-se exatamente o que o Eterno nos tem avisado, uma inundação de imoralidade cobre o planeta, é uma tentativa de fazer com que o mundo inteiro aceite que o pecado não é pecado e que o anormal é normal.

O mundo pode dizer o que quiser dizer, mas para nós, a verdade será sempre a palavra do Eterno.

Se já na época de Shaul as coisas eram assim, a tendência agora é piorar.

Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza.

Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão.

Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Romanos 1:26-28


Shaul não estava inventando nada, estava firmemente baseado na Torá.

Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante. Levítico 18:22

Se um homem se deitar com outro homem como quem se deita com uma mulher, ambos praticaram um ato repugnante. Terão que ser executados, pois merecem a morte. Levítico 20:13


Shaul começou a sua carta apresentando o pior da humanidade, e ele apenas foi realista sobre o mundo em que vivia.

Esse era o mundo sem Deus, sem Torá, sem espírito. Isso tudo nada mudou e nem mudará.

Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis.

Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam. Romanos 1:29-32


Isso parece desanimador, mas nos próximos estudos veremos que Shaul enxergava além do óbvio. Aguardem a sequência deste tema da Carta aos Romanos.

Escrito por

Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Compartilhe:


Leia também:

O que o Eterno espera de você

Vai um cookie aí?

Nós utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Saiba Mais