A importância do nome Yeshua

09/01/2021
Por Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Tristemente temos visto como o nome de Yeshua tem perdido importância entre muitas pessoas que se dizem messiânicas, geralmente evangélicos que se encantaram com o judaísmo, e acabam por dar muito mais ênfase na cultura judaica em suas vidas do que na principal mensagem da Torá, o Mashiach Yeshua.

Vamos estudar um pouco sobre o que a Torá diz a respeito desse maravilhoso nome e qual é o grau de importância que Ele tem.


Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Yeshua, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". Mateus 1:21

O nome hebraico Yeshua (ישוע/ יֵשׁוּעַ) é uma forma abreviada de Yehoshua (יְהוֹשֻׁעַ‎) (Josué), significando SALVADOR.

Na Bíblia hebraica a ortografia Yeshua aparece uma vez nos tempos de Davi (1Cr 24:11 - Jesua, um sacerdote) e uma vez no tempo de rei Ezequias (2Cr 31:15 - Jesua, um dos servos de Coré) mas torna-se bastante comum no período de Esdras e Neemias referindo-se a alguns personagens transliterados por Jesua (cerca de 27 referências). Em uma única referência (Ne 8:17), a ortografia Yeshua é aplicada a Josué, filho de Nun; dando a entender que Yeshua é uma evolução de Yehoshua, ou uma outra forma de dizer o mesmo nome. No entanto, o sacerdote Josué, dos tempos de Esdras, é trazido como Yehoshua pelo profeta Zacarias (Zc 3:1ss). O nome é também considerado como sendo o nome hebraico de "Yeshua". Neste sentido o nome é usado principalmente pelos cristãos em Israel, e na tradução hebraica do Novo Testamento, como uma alternativa para a ortografia Yeshu ha Notzri utilizada pelos rabinos ortodoxos (uma forma depreciativa para o nosso Messias). Em outros países Yeshua é usado principalmente pelos judeus-messiânicos.


Completando-se os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe posto o nome de Yeshua, o qual lhe tinha sido dado pelo anjo antes de ele nascer. Lucas 2:21

Para começar, vamos analisar que a escolha do nome Yeshua não foi feita pelo casal, mas foi-lhes imposto que assim o fizessem. Isso é significativo, pois mesmo que não fosse um nome incomum, o que importava mesmo era o seu significado.


Já entre os discípulos de Yeshua, era senso comum que a sua vida estava intimamente ligada ao nome do Messias, que por sua vez se ligava ao seu Deus.

Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Yeshua, dando por meio dele graças a Deus Pai.  Colossenses 3:17

Essa atitude cria um elo muito firme entre o que cremos e o que vivemos.


Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Yeshua. 1 João 2:12

A partir do momento em que Yeshua pronunciou a frase; - ... Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito ... Lucas 23:46, o único meio de redenção passou a ser o nome de Yeshua.


O seu nome é tão importante, que um dia até mesmo os que vilipendiaram o nome de Yeshua irão reconhecer a sua importância, e humilhados se prostrarão.

...para que ao nome de Yeshua se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, Filipenses 2:10


Fica muito claro o poder que há em usar na hora certa o seu nome.

Pela fé no nome de Yeshua, o Nome curou este homem que vocês veem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver. Atos 3:16

A cura do aleijado glorificou a Deus pela divulgação do nome de Yeshua, e o nome de Yeshua está ligado à sua Palavra.


A cura desse aleijado deu testemunho até entre os arrogantes dirigentes religiosos do templo.

... saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Yeshua o Messias, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores. Atos 4:10


Ficou tão evidente o vínculo do nome de Yeshua com o poder sobrenatural, que até mesmo pessoas que não eram do rebanho tentaram usar, mas de forma equivocada.

Alguns judeus que andavam expulsando espíritos malignos tentaram invocar o nome do Senhor Yeshua sobre os endemoninhados, dizendo: "Em nome de Yeshua, a quem Paulo prega, eu lhes ordeno que saiam! " Atos 19:13


O nome já estava tão famoso que até mesmo pessoas severas no judaísmo reconheciam que algo tinha que ser feito para contê-lo, como Shaul de Tarso.

"Eu também estava convencido de que deveria fazer todo o possível para me opor ao nome de Yeshua, o Nazareno. Atos 26:9


Mas a importância do nome levou muitos a valorizarem as suas próprias vidas menos do que valorizavam Yeshua.

homens que têm arriscado a vida pelo nome de nosso Senhor Yeshua o Messias. Atos 15:26

Se necessário devemos fazer isso ainda hoje.


Um verdadeiro louvor estará vinculado ao nome de Yeshua. 

Por meio de Yeshua, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13:15

Um sacrifício é uma oferta sincera doada a Deus.


Quando falamos em mandamentos, pensamos primeiro nas dez palavras e muitos ainda associam às tradições judaicas, mas se não atentarmos para esta forma não adiantará tentarmos cumprir os outros.

E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Yeshua o Messias e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. 1 João 3:23


Assim fica claro o que Shaul disse neste texto.

Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Yeshua o Messias e no Espírito de nosso Deus. 1 Coríntios 6:11


Os sinais de todos os tipos ligados ao nome de Yeshua, sejam os que lemos nas Escrituras, sejam os vivenciados pessoalmente tem sempre um alvo principal, que é conhecermos o poder do Eterno manifesto no Salvador.

Yeshua realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro. Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Yeshua é o Messias, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. João 20:30,31


Assim, não se furte de assumir o seu compromisso com o nome de Yeshua, proclame-o sempre e com orgulho, pois temos o que de mais importante existe no universo, a Salvação e a filiação divina, somos da realeza.

Escrito por

Rosh Gilberto Branco

Tempo de leitura: minutos


Compartilhe:


Leia também:

Parashiot 2018-2019

Vai um cookie aí?

Nós utilizamos cookies para aprimorar a sua experiência em nosso site. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Saiba Mais